A criança possui um jeito próprio de sentir e pensar o mundo. Em suas relações, seja no cerne da família ou na multiplicidade de interações que estabelece com as instituições sociais, demonstra seu esforço para compreender o mundo e, através das brincadeiras, revela seus desejos e anseios na tentativa de simbolizar as relações contraditórias que presenciam no âmbito das relações.
Neste processo de construção do conhecimento, no ambiente escolar, a criança utiliza as mais diferentes linguagens para buscar hipóteses e compreender o mundo que a cerca. Dessa forma, constrói o conhecimento a partir das interações.
De acordo com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Projeto Oficina Itinerante busca oportunizar estratégias de organização escolar tendo como premissa uma nova dinâmica sobre os tempos dos professores, dos alunos e dos processos cotidianos, ou seja, busca estabelecer uma nova lógica temporal no trabalho com a Educação Infantil. Nesta organização, direciona tempo destinado ao professor em virtude do planejamento formativo dentro do tempo do aluno, mas de forma harmoniosa, planejada, desejada.
A equipe é composta por 14 professoras itinerantes que desenvolvem oficinas lúdicas em 40 unidades de ensino, atendendo cerca de 5.000 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, distribuídas em 270 turmas de Educação Infantil em Cmei’s e escolas. Nesta dinâmica, cerca de 340 professores são contemplados com formação e planejamento in loco recebendo assessoria pedagógica da equipe de supervisoras da Semed e da equipe pedagógica da escola.
Para que as oficinas aconteçam de forma organizada e planejada, é realizado um encontro entre as Professoras Itinerantes e uma professora (Eventual) de cada unidade escolar, as quais desempenham papel de mediar a lógica temporal e particularidades de cada espaço, além de participarem ativamente das oficinas.
Origem do projeto
O Projeto Oficina Itinerante é desenvolvido na rede municipal de Educação de Divinópolis desde 2012 e teve origem a partir da demanda apontada pelos servidores municipais no II Congresso Municipal de Educação de Divinópolis em 2010. Tem como objetivo oportunizar estratégias de organização escolar por meio de oficinas pedagógicas, tendo como premissa uma nova dinâmica sobre os tempos dos professores, dos alunos e dos processos cotidianos, numa nova lógica temporal no trabalho com a Educação Infantil.