sifumg dia do fundidor em cláudio
Foto: Divulgação/Sifumg

Evento levou aos empresários conhecimento, tecnologia e inovação, afirma Afonso Gonzaga, presidente do SIFUMG

O 19º Encontro do Fundidor Mineiro, realizado no dia 29 de novembro no salão da ASIMEC, marcou o encerramento das comemorações do Dia do Fundidor. O evento, promovido pelo Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG), em parceria com a ASIMEC, SEBRAE-MG, bem como SENAI, destacou a relevância do setor e suas inovações tecnológicas.

Com uma rica programação, o seminário contou, por exemplo, com:

  • Palestras técnicas realizadas por empresas parceiras;
  • A tradicional bênção de Santa Bárbara, padroeira do segmento;
  • A fusão de placas comemorativas;
  • Homenagens a empresas e profissionais do setor;
  • Uma confraternização que reuniu lideranças e empresários.

Representantes de entidades como o IEL e o SENAI participaram do evento, assim, reforçando o papel estratégico dessas instituições no desenvolvimento do setor da fundição em Minas Gerais. A Associação Brasileira da Fundição (ABIFA) esteve representada por seu vice-presidente e candidato à presidência, Luiz Jair Minatti, da empresa Minati, com sede no Paraná.

Declarações das lideranças

O presidente do SIFUMG, Afonso Gonzaga, destacou a importância do evento para a categoria.

“Finalizamos as comemorações com este grande encontro, que trouxe aos empresários conhecimento, tecnologia e inovação, consagrando o trabalho que o sindicato desenvolve ao longo dos anos”, afirmou.

De acordo com Paulo César Costa, diretor da FIEMG Regional Centro-Oeste, o evento demonstra a maturidade da indústria de fundição da região.

“Só em Cláudio, temos 54 indústrias pujantes e robustas. As apresentações e palestras foram extremamente positivas, reforçando a relevância do setor para a indústria como um todo”.

Homenagens e destaques no Dia do Fundidor

Entre os momentos marcantes, as empresas Jalice Comércio e Indústria de Metais, Fundição Álea, Fundição Santa Bárbara e Aluminas Móveis foram homenageadas com placas fundidas, em reconhecimento à contribuição para o fortalecimento da cadeia produtiva.