A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) – Serviço de Assistência Especializada (SAE) IST/AIDS, iniciou nesta terça (22/2) a campanha “Carnaval 2022” para alertar a população sobre a importância da prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).
O foco das ações está na ampliação da testagem rápida para essas doenças e também na educação em saúde, prevenção com uso de preservativos e tratamento adequado dos infectados. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante realizou esta ação de conscientização hoje (22/2), no quarteirão fechado da rua São Paulo e hoje (23/2), ação acontece no mesmo local.
Na quinta-feira (24/2) a equipe do CTA atuará no Shopping Pátio Divinópolis e, encerrando a programação, na sexta-feira (25/2), a ação de conscientização e distribuição de preservativos, acontecerá no Terminal Rodoviário.
De acordo com a diretora da Atenção Secundária à Saúde, Cíntia Siqueira Araújo Soares, além de desconstruir preconceitos sobre o tema e conscientizar, sobretudo os jovens, nessa campanha os profissionais oferecerão a testagem rápida e encaminhamento dos interessados ao serviço para testagem e diagnóstico precoce de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais na população em geral, gestantes e parcerias sexuais. “Nossos profissionais reforçarão as ações de educação em saúde quanto às informações sobre essas doenças e orientar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo, do diagnóstico precoce e do devido acompanhamento profissional para os pacientes”, destacou.
Cintia reforçou ainda a importância da testagem. “Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, que são essenciais para a ampliação do acesso da população aos diagnósticos precoces e aos tratamentos.”, informou.
O teste rápido fica pronto em trinta minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. A testagem rápida e os preservativos gratuitos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas.
O SAE fica localizado na avenida Contorno, nº 1500, Centro de Divinópolis. Mais informações através dos telefones (37) 3229-6890/ 3229-6891/ 98825-2282.