A vacinação contra a gripe vai até o dia 26 de maio, nas 36 unidades de saúde de Divinópolis. As salas de vacina nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam de 8 às 16h e nos Centros de Saúde de 8 às 16h30. No dia 13 de maio acontecerá ainda o “Dia D” de vacinação de 8 às 17h.
Já foram entregues na cidade 10 mil doses da vacina, parte destas foi destinada à vacinação dos trabalhadores de saúde (unidades assistenciais, centros de saúde, hospitais, laboratórios de análises clínicas, centros especializados) e outra parte para a população geral.
O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Fazem parte dos grupos prioritários em Divinópolis 51.160 pessoas, sem contar os professores, pois ainda está sendo calculado o número destes profissionais na cidade. A meta é vacinar 90% deste total.
De acordo com a enfermeira Raquel Silva Assunção, responsável pelo Central de Imunização, os municípios receberão o quantitativo total das doses em cinco parcelas, Divinópolis já recebeu uma parcela na semana passada e outra será entregue esta semana.
Grupos Prioritários
De acordo com a informação na nota técnica, emitida pelo Setor de Imunização da Semusa, a vacina contra a influenza será disponibilizada à população com base nos critérios de inclusão preconizados pelo Ministério da Saúde e a novidade em 2017 é que a vacinação contra a influenza foi ampliada para professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas, pelo alto risco de exposição destes profissionais.
Continuarão sendo vacinados: crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11meses e 29 dias), as puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); gestantes em qualquer idade gestacional; pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que exercem atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza atuando diretamente no atendimento aos casos suspeitos e diagnosticados da doença (este grupo será vacinado no seu local de trabalho).
Lembrando que as crianças de 6 meses a 8 anos 11 meses e 29 dias nunca vacinadas recebem duas doses com intervalo de 30 dias, mas as que já receberam uma dose não precisa receber duas doses, mas somente uma dose.
A vacina contra a influenza também será disponibilizada para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas), mediante apresentação do relatório médico com justificativa.
A população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também receberão a vacina, bem como os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa.
Documentação
Importante lembrar que é fundamental levar o cartão de vacinação e documento de identificação pessoal para todos os grupos prioritários. As puérperas deverão apresentar documento pessoal e documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante).
Professores e Trabalhadores da saúde devem apresentar documento pessoal e documento que comprove vínculo ou categoria profissional (contracheque, crachá, etc). A apresentação da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina será obrigatória para o grupo de comorbidade, durante a campanha, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.