Paciente deu entrada nesta quinta-feira (27) na UPA com vômito; Ele participou de um cruzeiro pela América do Sul
A secretaria de Saúde de Divinópolis investiga um possível caso suspeito de coronavírus. O paciente deu entrada, nesta quinta-feira (27), com vômitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A idade e identidade não foram divulgadas, apenas que trata-se de um homem.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o paciente participou recentemente de um cruzeiro pela América do Sul. Ele não é de Divinópolis e estava na cidade a passeio.
Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde. Ainda segundo a assessoria, isto ainda não ocorreu. Os protocolos para tratamento e identificação da doença estão sendo adotados pela equipe da unidade.
Ainda segundo a assessoria, a situação não é de alerta, já que o paciente apresento apenas vômito e nenhum outro sintoma da doença até o momento.
Em Minas, subiu de dois para cinco os casos oficialmente registrados como suspeitos: Três em Belo Horizonte, um em Montes Claros e um em Juiz de Fora.
Único caso confirmado no país
Nessa quarta-feira, o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).
Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, confirmando a infecção.