Convênio foi firmado entre o HSJD e a prefeitura (Foto: Divulgação/PMD)
Convênio foi firmado entre o HSJD e a prefeitura (Foto: Divulgação/PMD)

Convênio foi firmado entre o HSJD e a prefeitura (Foto: Divulgação/PMD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) firmou contrato com o Hospital São João de Deus (HSJD) e está oferecendo vários procedimentos na área da oftalmologia. Na última semana, cerca de 180 pessoas realizaram cirurgia de catarata gratuitamente. Na rede particular o procedimento pode variar de R$ 1,8 mil a R$ 3 mil.  

Enquanto as pessoas se divertem durante o carnaval a Semusa trabalha. Desta vez o atendimento oftalmológico será destinado a pelo menos 320 pacientes que possuem glaucoma. As consultas, contratadas pela Semusa, serão realizadas no HSJD nos dias 16,17, 18 e 19. Nestes dias os pacientes serão avaliados, terão aferida a pressão do globo ocular e receberão orientações para o controle do glaucoma e um colírio, para o auxílio no tratamento desta doença, que também será oferecido gratuitamente. O glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva, que se não tratada evolui para cegueira. Daí a importância deste controle periódico.

Inicialmente, a consulta para o acompanhamento do glaucoma será oferecida para aqueles pacientes que já estavam cadastrados na Semusa e aguardavam por este atendimento. Numa próxima fase ele será ampliado para outras pessoas que ainda não fizeram esta solicitação.

Também na última semana foram oferecidas 150 consultas de refração (exame realizado para identificar a acuidade visual e o grau de óculos do paciente). Os profissionais que executam o que foi acordado no contrato feito pela Semusa com o HSJD são da cidade de Ribeirão Preto. Município paulista referência nacional quando o assunto é o tratamento da visão.