A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já está preparada para realizar a Campanha Nacional de Multivacinação de atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes, em particular aquelas dentro da faixa etária de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A campanha será também momento para intensificação vacinal contra febre amarela para toda a população não vacinada. O objetivo é proteger o grupo da população contra doenças graves que vêm novamente ganhando espaço no meio e causando internações e óbitos.
A campanha terá início em 11 de setembro e irá até dia 22, em 36 unidades de saúde do município, para regularizar cartões de vacinação, com os quais o comparecimento é fundamental. Em 16 de setembro, haverá o Dia D de Vacinação, com funcionamento das unidades de saúde das 8 às 17 horas.
Atenção especial para pais e responsáveis de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos que ainda não se vacinaram contra HPV e Meningite C. As vacinas estarão também disponíveis durante a Campanha de Multivacinação.
Em Minas Gerais, Estado com recomendação de vacinação contra febre amarela devido a casos da doença, haverá no período intensificação vacinal por meio de verificação do cartão de vacina de todos que buscarem a unidade de saúde. A população acima de 9 meses de idade deverá ter dose da vacina contra febre amarela ao longo de toda a vida.
Vacinação em Divinópolis
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), preparando-se para a campanha, já recebeu 12 mil doses de vacinas diversas em setembro, e, em 14 de setembro, nova entrega de doses ocorrerá.
A população estimada para verificação do cartão de vacinação, entre crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, é de 43.969. Esse não é o público alvo total que será vacinado e sim o que precisa que o cartão seja verificado por profissionais de saúde. Estimava-se que entre 3 % a 14 % do público alvo de cada vacina ainda precisa imunizar-se.
Durante toda a campanha de multivacinação, estarão disponíveis em Divinópolis 14 tipos de vacinas para crianças, oito para adolescentes/adultos e ainda cinco para idosos. São elas: BCG, Hepatite B (dose ao nascer), Penta (DTP/Hib/HepB), VIP (Vacina inativada poliomielite), VOP (Vacina oral poliomielite), VORH (Vacina oral rotavírus humano), Pneumocócica 10 valente, Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola), DTP (Tríplice bacteriana), Meningocócica C (conjugada), Influenza (campanha anual) 6 meses a < 5 anos, Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Hepatite A, dT (Dupla adulto), dTpa (Gestante e profissionais de saúde), Hepatite B, Influenza (Grupos prioritários), Papilomavirus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – HPV, Tríplice viral e Pneumocócica 23 (conforme critérios).