A psicóloga Marcela Linhares optou pelo parto natural (Foto: Arquivo pessoal)
A psicóloga Marcela Linhares optou pelo parto natural (Foto: Arquivo pessoal)

A psicóloga Marcela Linhares optou pelo parto natural (Foto: Arquivo pessoal)

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), por meio do Serviço de Apoio Técnico a Saúde da Mulher da Diretoria de Atenção Básica e Comitê Municipal de Prevenção ao óbito Materno, Fetal e Infantil, prepara uma agenda especial de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Redução de Morte Materna e a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento.

O objetivo é colocar os dois temas em discussão. Para tanto, a programação contará, entre outras atrações, com uma exposição de fotos com o tema: “Apoio contínuo e cuidado empático no parto, questão de saúde pública e direito de todas”.

Esta exposição poderá ser visitada Hospital São João de Deus em 27 de maio, de 10 às 17h. Ela reunirá imagens de mulheres que vivenciaram o trabalho de parto de forma positiva e transformadora. Paralelo a exposição, a Diretoria de Atenção a Saúde realizará orientações no que se refere à saúde da mulher tais como, nutrição antes, durante e pós gestação, questões envolvendo a amamentação e o parto normal.

Ao longo dos dias 28 e 29, marcando o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, serão realizadas ações de promoção da saúde da mulher. As visitantes terão a oportunidade de participar de oficinas de parto e amamentação promovidas pelos acadêmicos de enfermagem e medicina do Programa Nascer da UFSJ e profissionais da Semusa. A Acccom também participará oferecendo uma oficina informativa sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e prevenção do câncer de colo de útero.

No dia 30 de maio, às 14h, acontecerá uma roda de bate papo e troca de experiências organizada pelo ISHTAR-Espaço para Gestantes. Esta roda de conversa estará aberta para as futuras mamães, acompanhantes e todos os interessados no tema.

Nos dias 31 de maio, 1º e 02 de junho, a partir das 15h, haverá uma tenda montada próxima à exposição. Nela será simulada uma sala de parto humanizado com plantão tira dúvidas multidisciplinar, palestras, bate papo e exibição de filmes até às 21h.