Em entrevista à jornalista Rosália Dayrell na TV BH NEWS, no último domingo (20), o presidente do PSDB-MG, deputado federal Domingos Sávio, conclamou a população mineira a pressionar os deputados estaduais que estão tentando impedir que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) processe o governador Fernando Pimentel pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelos quais foi denunciado pela Procuradoria Geral da República.
“É uma vergonha o que alguns deputados estaduais, a troco de cargo, de migalhas, de conveniências, estão fazendo com o povo mineiro, impedindo que a Justiça processe um governador acusado de ter recebido propinas de pelo menos R$ 45 milhões”, afirma Domingos Sávio.
“Espero que o povo de Minas vá pras ruas e diga: “não aceitamos que a Assembleia faça essa traição””.
Segundo o líder tucano, a Constituição Mineira no seu artigo 92 diz que o STJ está autorizado a processar porque Pimentel já tem o foro privilegiado. “Seus advogados impediram a Justiça de funcionar e veio para a Assembleia decidir. O que a Assembleia tem que decidir? Primeiro, se a Assembleia respeita ou não respeita a Constituição. E ela tem que respeitar”, ressalta Domingos.
Um estado desgovernado
O presidente do PSDB-MG lembra que a atualmente tramita no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a necessidade de a Assembleia Legislativa dar autorização prévia para o governador ser processado criminalmente. Segundo ele, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, deve colocar essa Ação na pauta da Corte na primeira quinzena de dezembro.
“A Assembleia devia, no mínimo, esperar essa decisão do STF. Mas os deputados estão correndo para porque estão com medo de perder a maioria esmagadora do Pimentel. Maioria comprada, maioria covarde, maioria irresponsável com o povo mineiro”, afirma.
“Por isso o povo mineiro tem que acordar”.
Em outra parte da entrevista, o Presidente do PSDB-MG afirma que, não bastasse as acusações de corrupção que pesam contra Fernando Pimentel, seu governo em Minas é um desastre.
“Além de acabar com as coisas boas desenvolvidas pelos governos do PSDB, o governo do PT parou com todas as obras e não consegue sequer pagar em dia os funcionários”, afirma Domingos, acrescentando que, como está às voltas com a polícia, Pimentel já carrega a pecha de criminoso e é hoje um governador sitiado, que já não governa.