A equipe, que realiza procedimentos de baixa complexidade fora dos hospitais, atendeu 100 pacientes, sendo 53 provenientes da UPA Padre Roberto
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) completa um ano em dezembro. De acordo com a prefeitura de Divinópolis, a equipe realiza procedimentos de baixa complexidade fora dos hospitais e os resultados positivos foram alcançados com o atendimento realizado no ambiente domiciliar.
O serviço de atenção domiciliar do município faz parte do programa federal Melhor em Casa. Ele foi implantado em dezembro de 2018 e já atendeu 100 pacientes até o momento, segundo o Município, sendo que 53 foram provenientes da Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA) Padre Roberto.
Para ser admitido pelas Equipes de Atenção Domiciliar é preciso observar alguns critérios e o principal deles é estar em estabilidade clínica. O serviço do município conta com duas equipes multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD), uma com sede na UPA Padre Roberto e outra na Unidade de Saúde do Serra Verde, e com uma equipe multiprofissional de apoio (EMAP). O funcionamento é diário no horário de 7h às 19h, inclusive nos finais de semana e feriados.
“A atenção domiciliar além de favorecer a desospitalização e reduzir a frequência de internações realiza uma abordagem integral da pessoa e família em seu espaço social. Essa abordagem permite não só o tratamento de doenças, mas uma construção de ambientes mais saudáveis e reconstrução de relações e significados. Em pouco tempo de atuação já temos alcançado resultados positivos”, destacou a Apoio Técnico e Referência da Atenção Domiciliar na Secretaria Municipal de Saúde, Dayane Rios.
Um dos exemplos com resultados positivos foi o atendimento ao paciente Josimar Lopes da Silva, 50 anos. Ele ficou tetraplégico após um acidente automobilístico em 2018 e em janeiro de 2019, foi admitido pela Equipe da Atenção Domiciliar e recebeu no domicílio assistência multidisciplinar da enfermagem, fonoaudiologia, medicina, nutrição, serviço social e terapia ocupacional.
“O paciente recebeu visitas domiciliares de profissionais que auxiliaram a família nos cuidados com sonda vesical, curativos, reabilitação, resgate de autonomia para exercer atividades diárias básicas, além de coleta de exames e todas as necessidades de saúde que ele necessitou durante o tempo de atendimento da equipe”, contou.
O paciente teve redução significativa de internações na UPA e recuperação da condição de se alimentar sozinho, se barbear, escovar os dentes e pentear os cabelos. Foi viabilizada pelo SAD, em articulação com a comunidade, uma cadeira de rodas motorizada entregue ao usuário.
“O paciente, que estava restrito ao leito desde julho de 2018, obteve a oportunidade de iniciar o resgate da sua autonomia e explorar uma vida não circunscrita ao ambiente doméstico. Em junho, participou de uma corrida, representando a Acord Divinópolis. Foi um momento de grande emoção, pois Josimar pôde reviver a alegria que sempre sentiu ao praticar o esporte”, ressaltou.
Os interessados no atendimento domiciliar prestado pelo SAD, mas que não estejam internadas na UPA, podem ter acesso através da Unidade de Saúde mais próxima da residência. A equipe avaliará a necessidade e encaminhará para Equipe de Atenção Domiciliar.
Foto de capa: PMD