Amanda Quintiliano

Eleita vereadora em São Sebastião do Oeste a servidora da Prefeitura de Divinópolis, Sirleia Moreira Tavares foi denunciada por colecionar faltas no trabalho. Desde janeiro deste ano foram mais de 30 faltas, segundo levantamento apresentado, nesta terça-feira (15), pelo vereador de Divinópolis, Ademir (PSD).

A servidora municipal é socióloga na Secretaria de Desenvolvimento Social. Ela faltou em média cinco vezes por mês, conforme denúncia. Em apenas duas foram apresentadas justificativas. Nas demais não houve sequer corte dos dias não trabalhados. As ausências tinham o consentimento do secretário da pasta, Juliano Prado.

“Todos os servidores que trabalham com ela acompanham o caso e sabem das faltas descaradas sem descontos, sem cumprir as horas”, afirmou e disparou: “atuação vergonhosa e desrespeitosa com a administração pública”.

Justificativa

Ao PORTAL a vereadora afirmou que houve um acordo com o setor de recursos humano e também com o secretário da pasta e que os cortes ficaram sob a responsabilidades deles. Argumentou ainda que parte das faltas foi compensada com banco de horas, por exemplo, em participação de conferência cedida a outros municípios.

“Se não houve o corte dos dias de quem é a responsabilidade?”, indagou, acrescentando que solicitou no início do ano que os dias não trabalhados fossem cortados.

Questionada se em algum momento, ao receber sem trabalhar, ela procurou os setores responsáveis para devolução do dinheiro, ela disse que não.

“Isso será feito agora, no pagamento de agosto a receber em setembro, de acordo com a portaria de julho”, alegou a socióloga que tem 30 anos de carreira dedicada ao serviço público.

Faltas

Em janeiro ela faltou nos dias 12 13 20 26 27 31. Em Março, segundo a denúncia, ela se ausentou nos dias 02, 09, 13, 15, 21 e 23. Em Abril nos dias 03, 17, 19, 20 e 27. Em maio nos dias 04, 10, 18, 19 e 22. Em junho nos dias 06, 08, 13, 21, 23, 26 e 28. Já em julho nos dias 12, 13 e 26.

Nos dias 19 de maio e 28 de junho ela apresentou justificativa.

De acordo com o espelho de ponto de julho, ela deve 43h09 horas de trabalho. Parte dos dias foi compensado com banco de horas.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, informou que “os documentos oficiais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social registraram seis faltas da servidora de janeiro a julho. Os dias faltosos serão descontados na folha de agosto da funcionária pública”.

De acordo com a folha de pagamento da Prefeitura de Divinópolis, em julho ela recebeu R$1.949,89 como socióloga. Já como vereadora, conforme o Portal da Transparência da Câmara de São Sebastião do Oeste, a remuneração foi de R$ 2.964,72.

Medidas

Só após a denúncia, o secretário da pasta resolveu adotar medida. Ele emitiu uma circular determinando “o cumprimento rigoroso do horário de trabalho” podendo antecipar ou exceder o horário apenas 10 minutos ou em casos pré-definidos pela chefia.