Os servidores municipais de Itapecerica iniciaram essa semana a campanha salarial 2017. A categoria se reuniu em assembleia com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, e o diretor sindical, Eduardo Parreiras, para definir a pauta de reivindicações.

É a primeira campanha salarial dos servidores daquela cidade sob orientação do Sintram, o que levou a presidente Luciana Santos a destacar a importância da participação da categoria, para que os objetivos sejam alcançados.

Durante a assembleia, Luciana Santos comunicou aos servidores que o Sintram já teve um encontro inicial com o prefeito da cidade, Wirley Rodrigues Reis, o Têko (PHS), ocasião em que ele mostrou boa vontade e interesse em solucionar todos os problemas da categoria.

“O prefeito quer sentar e negociar, quer resolver os problemas, melhorar os salários e está  realmente aberto para tratar das questões do funcionalismo municipal”, disse a presidente do Sintram durante a assembleia ocorrida na Câmara Municipal.

Luciana Santos também lembrou que, embora o prefeito esteja disposto a negociar, o Sindicato sozinho não pode fazer tudo.

“Sem o servidor, o Sindicato não existe. A participação do trabalhador na vida sindical é fundamental para que a categoria seja fortalecida”, acrescentou.

O diretor do Sintram, Eduardo Parreiras, esclareceu todas as dúvidas apresentadas pelos servidores e também reafirmou a importância da participação efetiva da categoria na vida sindical.

“O sindicato sozinho não faz nada, vocês são as peças mais importantes”, afirmou.

Parreiras lembrou as dificuldades enfrentadas pelos servidores, no entanto reafirmou que a participação de todos, com a intermediação do Sindicato, é o caminho para se chegar às conquistas.

Aumento real

Ao final da assembleia, os servidores definiram uma pauta de reivindicações com 14 itens. A categoria quer a revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), aplicação da legislação que garante a insalubridade aos agentes comunitários de saúde, além de retornar o planejamento da educação.

Além da reposição da inflação acumulada no ano passado, os servidores municipais de Itapecerica também reivindicam aumento real de 5% e a implantação do índice medido pelo Instituto Ipead, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para a correção dos salários. Outra reivindicação é
o pagamento do piso salarial nacional e o 14º salário para os agentes comunitários de saúde e para a educação. A categoria também quer a implantação do vale-alimentação no valor de R$ 10.

Ao final da assembleia foi eleita uma comissão de servidores que vai acompanhar as negociações com o Executivo. A comissão também acompanhará a diretoria do Sintram ao encontro com o prefeito, que será agendado para os próximos dias, ocasião em que a pauta será entregue ao chefe do Executivo.