A pauta da Campanha Salarial 2016 dos servidores públicos municipais de Divinópolis foi definida em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram).  Entre os principais destaques está: a exigência de recomposição da inflação, atingindo o percentual de 12% e o ganho real dos salários em 8%; aumento do ticket refeição para R$20; e realização imediata de concurso público, que é pauta antiga da categoria.

Outro destaque da assembleia foi a decisão dos servidores de declarar estado de greve, caso seja necessário movimento de paralisação. Neste contexto, foi incluso na pauta a cobrança do compromisso assumido publicamente em 2015 pelo prefeito Vladimir Azevedo de repor a inflação nos salários a partir de março/2016. Os trabalhadores reivindicam que essa recomposição da inflação (12%) seja retroativa a janeiro de 2016, evitando perdas para a classe.

Os servidores montaram uma comissão para acompanhar as negociações (Foto: Divulgação/Sintram)

Os servidores montaram uma comissão para acompanhar as negociações (Foto: Divulgação/Sintram)

O ticket-refeição também foi ponto de debate, visto que há quase 10 anos não háa qualquer reajuste. No sentido de evitar essa defasagem, os servidores solicitaram que a administração, após o reajuste para R$20 atrele a revisão anual ao índice estadual – IPCA do IPEAD/UFMG. Também incluso na pauta está o pedido de condições dignas e mais segurança nos locais de trabalho.

Outro ponto abordado e aprovado pelos servidores foi que o sindicato inicie discussão com o Poder Executivo sobre os cortes praticados nas políticas públicas da educação, buscando um melhor encaminhamento para a questão, de modo que seja assegurada a continuidade das mesmas para a sociedade civil e educadores.

Comissão

A assembleia elegeu também uma Comissão de Servidores Municipais para acompanhar a diretoria do Sintram na discussão das reivindicações com a Prefeitura Municipal. Compõem a comissão os seguintes trabalhadores: Hermes Silva, Antônio Leonardo, Amerci Teodoro, Silvânio Alves e Márcio Aparecido David.

“Foi uma assembleia muito produtiva, os servidores atenderam a convocação do sindicato e esperamos essa participação durante todo o processo porque a força de negociação do Sintram está na mobilização da categoria”, disse.

O sindicato enviou nesta quinta-feira (18) à Prefeitura de Divinópolis a pauta definida em assembleia para abrir a negociação com o Executivo.


*Estado de Greve: É uma decisão que significa que a qualquer momento uma greve poderá ser deflagrada pela categoria, caso não haja bom resultado na negociação entre as partes.