Os servidores municipais de São Sebastião do Oeste terão reposição salarial de 6,48%, percentual que representa a inflação acumulada no ano passado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medido pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reposição foi garantida na semana passada, após aprovação de projeto do Executivo pela Câmara Municipal.
A reposição das perdas salariais é obrigatória conforme a legislação e foi aprovada pela Câmara um dia depois que o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realizou a assembleia que definiu a pauta de reivindicações da categoria. Foi uma conquista importante e mais uma vez a atuação do Sintram foi decisiva.
Para a presidente do Sindicato, Luciana Santos, a reposição salarial é uma conquista importante, porém é preciso muito trabalho junto às prefeituras para que esse direito seja garantido.
“A reposição é uma obrigação legal. Temos observado que as prefeituras com boa gestão e planejamento estão antecipando essa reposição mesmo antes do início das campanhas salariais dos seus servidores, com a conscientização dos prefeitos de que os servidores são a mola que impulsiona os municípios”, afirmou.
Até agora, nas cidades base do Sintram, os prefeitos de Igaratinga, Luz, Bom Despacho e Carmo do Cajuru já concederam a reposição salarial.
Além da reposição salarial que já foi garantida, na assembleia os servidores municipais de São Sebastião definiram outras reivindicações da campanha salarial. A categoria reivindica a revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da educação e dos demais servidores, implantação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), da Fundação Ipead, como indexador para o gatilho salarial automático e equiparação dos salários dos professores níveis PI e PII. Os servidores ainda reivindicam ganho real de 4%.
A presidente do Sintram já encaminhou ofício ao prefeito Belarmino Luciano Leite (PDT) solicitando o agendamento de uma reunião para a apresentação da pauta de reivindicações dos servidores. De acordo com Luciana Santos, as reivindicações estão dentro da capacidade da prefeitura de São Sebastião do Oeste.
“A pauta está dentro das possibilidades da prefeitura e acreditamos que o prefeito vai atender aos servidores”, concluiu.