Com uma grande passeata saindo da Praça da Catedral, teve início, nesta segunda-feira (11), o décimo primeiro dia de greve dos servidores públicos municipais de Divinópolis pela recomposição das perdas da inflação em seus salários. A Comissão de Greve e representantes do Sintram e Sintemmd se reuniram pela manhã com o deputado federal, Domingos Sávio, que ouviu o movimento e se comprometeu de agendar a abertura de diálogo com o prefeito Vladimir Azevedo. No fim da tarde, houve retorno da assessoria do parlamentar, informando que a administração irá entrar em contato com o movimento.
De acordo com a presidente do Sintram, Luciana Santos, foi frisado no encontro com o deputado que a greve dos servidores é pela recomposição da inflação, direito garantido pela Constituição Federal e compromisso firmado pelo prefeito em novembro de 2015.
“Estamos na rua para brigar pela recomposição da inflação, promessa do próprio senhor Vladimir. Para o deputado foi informado que estávamos em greve pedindo 20% de aumento, 200% em ticket refeição, tivemos que abrir a conversa desmentindo o que foi passado para ele, porque se nós estamos aqui na rua, é porque o prefeito não honrou a palavra dele de repor as perdas salariais”, disse Luciana.
Diálogo
Na reunião, o deputado se comprometeu em viabilizar uma reunião com o chefe do Executivo. Caso o prefeito não possa atender o movimento grevista, ficou acertado que seja nomeada uma comissão, que tenha autonomia para apresentar uma proposta assinada pelo chefe do Executivo sobre a reivindicação dos trabalhadores.
“Foi uma conversa positiva, o deputado se dispôs a ouvir todos e vamos aguardar esse agendamento com o prefeito. E a greve continua até o chefe do Executivo se disponha a nos receber”, disse Luciana.
Retorno
Ao final da tarde, a presidente Luciana informou que teve retorno da assessoria do gabinete do deputado Domingos Sávio.
“O deputado já conversou com a administração e uma nova comissão será formada para convocar o Sintram e Sintemmd para negociar. Isso é um ganho e resultado da ação de hoje. O deputado fez esse contato, agora está com administração esse agendamento com o movimento grevista”, disse Luciana.
Greve
Nesta terça-feira (12) a concentração da greve será às 7 horas, na porta da Prefeitura.