Sindicato cobra perdas salariais, ganho real e o aumento do vale-refeição; Situação irá durar por 120 dias
Os servidores municipais de Divinópolis entraram em estado de greve no início desta semana. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis (Sintram), a deliberação ocorreu em uma assembleia realizada pela classe e a situação é um alerta para a prefeitura, de que, a qualquer momento, o funcionalismo poderá promover uma paralisação.
Dentre as reivindicações discutidas na reunião, foram definidas a Campanha Salarial deste ano, que irá ser encaminhada para a mesa de negociação com o prefeito Galileu Machado (MDB). Além disso, o os servidores também irão cobrar as perdas salariais de 2017, o ganho real e o aumento do vale-refeição.
Estado de greve
Ainda de acordo com o Sintram, o estado de greve irá durar 120 dias, a partir desta segunda-feira (25) e demonstra a insatisfação do funcionalismo com a Administração. Segundo o sindicato, a prefeitura vem priorizando as nomeações eleitoreiras do seu grupo político (cabides de emprego) e, até o momento, não sinalizou que cumprirá a Lei Municipal 8.083 (Lei do Gatilho), que determina a revisão inflacionária dos salários, de acordo com o índice de correção da inflação IPCA da Fundação IPEAD/UFMG, que neste ano determina 4.59% de recomposição nos salários a partir de março, data-base da categoria. Além disso, no final do ano passado, houve o atraso e o parcelamento dos dos salários e os servidores só receberam parte do 13º salário na última segunda-feira (18).
A categoria também foi enfática ao Legislativo e fez notificações à Câmara Municipal, para que os vereadores cobrem o chefe do Executivo, para que o mesmo aja dentro da legalidade e foi determinado o ajuizamento de uma ação judicial, caso a lei seja descumprida.
Outras determinações
Na reunião, a categoria determinou também que seja iniciada a discussão de reivindicação com o Executivo. Nela, foi retirada a Comissão de Negociação que irá acompanhar os diretores do Sintram e Sintemmd, sendo: Darly Salvador e Hermes Fonseca, representando os aposentados; Alair Azevedo e Milena Fernandes, representando a Educação e Juliano Vieria, representando os servidores do quadro geral. Além disso, ficou acertado que a diretoria do Sintram indicará outro servidor para compor de forma equitativa a comissão.
Foto de capa: Sintram/Divulgação