Os servidores municipais de Divinópolis querem 7% de ganho real sobre o salário, o reajuste do ticket refeição para R$ 10 e a realização do concurso público. As reivindicações foram definidas durante assembleia no Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram).
A demanda sobre o ticket foi questionada pela maioria dos servidores presentes, já que ele está congelado há oito anos em R$7. Ainda em relação ao ticket foi proposta a correção anual conforme INPC.
A categoria pediu também o retorno do pagamento do triênio seguindo a prática das antigas administrações. Tal demanda deve-se ao fato que o atual governo alterou os moldes de pagamento. Até agosto de 2013, o servidor que completava, no primeiro semestre do ano, três anos de serviço público recebia a progressão trienal no primeiro mês do semestre subsequente, ou seja, julho.
A atual administração com o Decreto 11.550, publicado em 2014, protelou a data do pagamento passando o mesmo para o ano subsequente. Na época, o Sintram ajuizou ação para questionar o direito e atualmente aguarda julgamento do mérito.
Os servidores solicitaram também a garantia por parte da administração do cumprimento de todas as conquistas alcançadas e formalizadas em leis municipais.
Concurso Público
Outra prioridade colocada na assembleia foi a garantia do concurso público na cidade e participação do Sintram em todo o processo. Diretores do Sintram relembraram que quando houve extinção do cargo de auxiliares de serviços – aprovação do Projeto EM 056 – foi apresentado pelo sindicato os riscos que a terceirização iria trazer para os cofres do Diviprev.
Na época, a administração se comprometeu a realizar concurso ainda em 2014 para suprir o desfalque. A classe pede agora a formalização de datas e acompanhamento direto do Sintram.
Encaminhamentos
A presidente Luciana Santos informou que ainda essa semana será encaminhado ofício ao prefeito, Vladimir Azevedo para abertura de discussão sobre as reivindicações dos servidores para o ano de 2015.