Superintendência em Divinópolis já registrou sete casos da doença na macrorregião, segundo a Secretaria de Estado de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), confirmou, em Boletim Epidemiológico, mais três casos de Influenza A (H1N1), no centro-oeste de Minas. As ocorrências foram registradas em Bom Despacho, Dores do Indaiá e Santo Antônio do Monte.

Ao todo, neste ano, sete casos de H1N1, foram registrados na Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis. Anteriormente, ocorrências foram constatadas em Divinópolis e Formiga. A sétima ainda não foi divulgada pela SES.

Na macrorregião, 62 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), foram notificados e deste número, 04 evoluíram para mortes em Carmo do Cajuru, Campo Belo (o único confirmado por H1N1, sendo a vítima, um homem de 54 anos), Divinópolis e São Gonçalo do Pará. 

08 ocorrências por Srag se confirmaram por outros vírus respiratórios e também foram constatadas 03 mortes, dentre os 22 casos de Srag não especificada. Também em relação às Srag, outras 25 ocorrências estão sendo investigadas no centro-oeste.

MG

Em todo o estado, durante o ano de 2019, 1.802 casos de Srag foram notificados. Deste número, 132 foram identificados como Influenza, tendo mais um por vínculo epidemiológico e 166 como outros vírus respiratório. Os demais ainda estão em investigação.

Em relação à Influenza, 126 foram identificados como Influenza A e 01 como Influenza B. No caso do vírus A, o subtipo (H1N1)pdm09, foi identificado em 109 ocorrências. 04 casos s

foram constatados como Influenza A/H3, 02 de Influenza A não subtipado e 07 como Influenza A não subtipável.

Sobre a Srag, em Minas já foram constatadas 174 mortes pela doença. Deste número, 36 eram relacionadas à vírus respiratórios, sendo 22 deles pela A(H1N1)pdm09.