A Polícia Militar (PM) de Arcos realizou uma operação ontem (10) visando terminar com uma série de furtos que estavam ocorrendo em alguns pontos da cidade, especialmente em residências rurais do município. Na operação, que teve desdobramento em Lagoa da Prata, sete homens foram detidos e um menor apreendido.
Segundo a PM, policiais militares realizaram levantamento de informações e abordaram nesta segunda-feira, um dos suspeitos na Rua João Jovino, Bairro Novo Horizonte. Ele tem 18 anos e quando era menor de idade teve o envolvimento em dezenas de furtos e roubos, inclusive de armas de fogo. Tais crimes vinham sendo registrados desde 2010.
Na abordagem foi realizada a busca pessoal e os militares encontraram com ele três (03) cartuchos intactos de espingarda calibre 32. A PM informou que o jovem passou a colaborar e confessou detalhadamente como praticava os crimes, indicando pessoas para as quais havia repassado joias, ferramentas, botijões de gás, armas e munições.
Durante as diligências, os policiais recuperaram diversos materiais que haviam sido furtados de diversificados imóveis em Arcos, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Foram apreendidos, entre outros objetos: 02 espingardas calibre 32, 01 espingarda de pressão, joias diversas, ferramentas, mais de 130 munições de variados calibres – 43 delas munições intactas – e acessórios de caça, como facões, ferramentas e cinturão.
A ocorrência teve desdobramento em Lagoa da Prata, para onde uma equipe policial se deslocou com o objetivo de apreender outros materiais furtados/roubados em Arcos. Os militares recuperaram um videogame ‘XBOX’ que foi subtraído em uma das casas e efetuaram a prisão de um homem de 41 anos por receptação. Ele ficava com os botijões de gás que eram furtados em Arcos e os revendia posteriormente. Também foi feita a prisão de outro homem, de 32 anos, e apreensão de um menor, de 17 anos, ambos por receptação de ferramentas e baterias.
Ao todo sete homens e um menor foram conduzidos à Delegacia de Arcos, bem como todo o material apreendido. Dois deles foram encaminhados ao presídio e aos demais foi arbitrada fiança.