As quatro mil cadeiras colocadas à disposição dos convidados para a ordenação e posse de Dom José Carlos não foram suficientes para o público que compareceu à Catedral do Divino Espirito Santo, em Divinópolis, neste domingo (25).
A Polícia Militar estima em aproximadamente sete mil pessoas acompanharam a celebração. Dentro da Catedral, mais de 150 padres, 18 bispos vindos de várias dioceses, além de religiosos, seminaristas e ministros acompanharam cada momento da ordenação.
Um sistema de som amplo e três telões em LED foram disponibilizados nos arredores da Catedral para que todo o público acompanhasse a celebração que teve início por volta das 16h com a apresentação do novo bispo, Dom José Carlos Souza Campos, acompanhado pelo arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira Azevedo, o bispo de Duque de Caxias e ex-bispo de Divinópolis Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, o bispo emérito diocesano, Dom José Belvino do Nascimento e o pároco da Catedral Padre Geraldo Maia.
Com o aplauso dos fiéis, o bispo percorreu as dependências do templo e em seguida se uniu aos demais sacerdotes para a
procissão de entrada para o início da solenidade.
O Padre Geraldo Gabriel de Bessa, amigo íntimo de Dom José Carlos, foi quem fez a leitura do mandato apostólico, documento enviado pelo Papa Francisco, nomeando o novo bispo e autorizando sua ordenação.
Depois disso, Dom Walmor deu início à homilia, primeiro saudando os bispos presentes, em especial, Dom José Moura, arcebispo de Montes Claros e presidente da Regional Leste 2. Também acolheu os sacerdotes, a família de Dom José Carlos e o povo de Deus reunido.
Como bispo ordenante, Dom Walmor destacou a importância do episcopado, a missão dos bispos e a dedicação às comunidades, sempre oferecendo aprendizado e a prática do evangelho a todos os fiéis que se aproximem.
Em seguida o rito de ordenação seguiu com a participação de vários padres da diocese. Houve a unção da cabeça de Dom José Carlos, a imposição do evangeliário com entrega do anel, mitra e báculo.
Com a imposição das mãos e o cumprimentos de todos os bispos presentes, Dom José assumiu a cátedra e de lá conduziu a celebração, já como o 5º bispo da Diocese de Divinópolis. Após a celebração, o novo bispo abençoou os fiéis dentro e fora da Catedral, sempre com um sorriso no rosto e demonstrando a vontade de governar, conduzir e abençoar a Igreja Diocesana.