Júlia Sbampato

A Fergosul irá paralisar durante 20 dias os fornos na empresa. A decisão foi informada, pelo advogado, Marlon Ferreira, durante a audiência pública que discutiu a poluição do ar gerada por siderúrgicas em Divinópolis. A paralisação é para manutenção. A data de reativação não foi informada.

O vereador, Roger Viegas – autor do pedido da audiência – pediu para que os moradores analisem se durante a paralisação haverá redução na emissão do pó preto. Na audiência, foram apresentadas cerca de 400 fotos e vídeos de fumaça das siderúrgicas.

“O Divinopolitano precisa ter mais respeito. Essas siderúrgicas estão nos desrespeitando muito.”

Será encaminhada uma carta para promotoria de Meio Ambiente, dando um prazo de 45 dias para o envio de todos os dados necessários e depois será feito uma série de fiscalizações durante um prazo de 90 dias. Será feita também uma verificação de todas as siderúrgicas, inclusive na Valinhos, onde não há nenhum tipo de reclamação.

Roger diz que isso é o que a secretaria de Meio Ambiente tinha que fazer.

“Agora nós, como vereadores, teremos que sair daqui do nosso trabalho dentro da Câmara para fazer esse trabalho. Mas enfim, está dentro de nossas atribuições de fiscalizar, apesar de não sermos expert em meio ambiente”.

Terá que ser contratado um engenheiro ambiental para fiscalizar. Roger sugere que as próprias empresas contribuam com o pagamento desse profissional, desde que ele não tenha nenhum tipo de ligação com as mesmas.

 “Vai ser o jeito que a gente vai ter de fato para fazer um trabalho efetivo e que concretize em resultados essa ação que começou aqui nessa audiência publica convocada pela presidência da comissão de participação popular, juntamente com a comissão de saúde”

Ausências

Viegas lamentou a ausência do Secretário do Meio Ambiente, Clever Greco, conhecido como Bezito. Ele diz que o secretário foi omisso e tem sido recordista de críticas entre todos os secretários do prefeito.

“A Secretaria de Meio Ambiente era provavelmente a pasta mais importantes que deveria estar presente na audiência e não estava. Nem sequer justificou, ou mandou algum representante.”

Todos os vereadores que não puderam comparecer enviaram uma carta, independente de ser base, oposição ou independente. Representantes das três siderúrgicas convidades estiveram presentes.

A Fergosul, considerada a mais polêmica dentre elas, seguida da Gerdau, mandaram seus representantes. Apesar de não haver nenhuma reclamação em relação, a siderúrgica Valinhos também enviou um representante.

O vereador, entretanto, diz ter se assustado em relação ao discurso pronto que a Gerdau e Fergosul apresentaram na audiência.

A Engenheira Ambiental da Siderúrgica Valinho, Danusa Gontijo afirmou que a empresa tem todos os filtros ligados durante toda a produção e de tempos em tempos é feito a manutenção deles. A
empresa está sempre em contato com a comunidade.

O representante da empresa Gerdau, Alisson informou que a empresa hoje possui dez despoeiramentos e que capta o pó e dissolve ele em micropartículas.