O Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIM-Saúde) foi lançado, nesta sexta-feira (28), oficialmente pela Prefeitura de Divinópolis, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e Ministério Público. O projeto propõe um redesenho do sistema atual de saúde em Divinópolis com foco na atenção primária e no serviço de urgência e emergência.
“Esse é o nosso objetivo: proporcionar uma saúde de melhor qualidade e de forma ampliada. Para isso, pensamos a assistência à saúde como um todo e o SIM-Saúde chega para dar essa resposta efetiva e positiva aos divinopolitanos”, argumenta Vladimir.
Denso, o SIM-Saúde prevê ações estruturantes que objetivam melhorar a saúde no município. Será feita a transferência da UPA Central para UPA 24h Padre Roberto Cordeiro que fica localizada no bairro Ponte Funda, na região Sudeste da cidade, distante, apenas, quatro quilômetros da UPA-Central.
Esta unidade de saúde será referência e foi construída dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Devidamente aparelhada, e concebida para atender uma população de até 300 mil habitantes, a UPA Padre Roberto será responsável pelo atendimento de urgência e emergência.
Estratégia
Oferecendo um serviço de retaguarda e essencial para que a UPA Padre Roberto não fique estrangulada, o SIM-Saúde
terá a cobertura das Unidades Especiais de Assistência à Saúde, as UEAS. Essas unidades funcionarão das 18h as 22h para garantir o acesso a saúde àquelas pessoas que não podem ir no horário convencional de atendimento. As UEAS estão localizadas na região Oeste, Sudoeste, Central e Sudeste.
Novos leitos
Com o SIM Saúde a UPA Central se transforma na Unidade II do Hospital São João de Deus. Com este modelo, Divinópolis passa a contar com mais 50 leitos SUS. Com essa iniciativa é dada a uma solução as um dos problemas crônicos na saúde que é falta de leitos.
Juntamente a apresentação do SIM Saúde será realizada também a primeira Reunião de Implantação da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Oeste. Iniciativa que tem a frente o prefeito Vladimir Azevedo que responde pela presidência do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência, responsável pelo gerenciamento do serviço de urgência e emergência, e o SAMU na região.
Em Divinópolis, a sede do SAMU ficará localizada também onde é a UPA-Central e será guarnecida de veículos de resgate com UTI para auxiliar no resgate. Na sua plena efetivação, SAMU será acionado pelo número 192.