Redação
O hábito de comprar contrafilé pode ficar mais saboroso. Isso se você aprender a sutil diferença dos cortes. Essa é a nossa proposta de hoje. A reportagem de o PORTAL vai lhe mostrar como a popular carne usada pelos brasileiros pode tornar o churrasco mais suculento.
O segredo está no momento da compra. Dependendo da sorte você pode levar para casa um grosso bife ancho, um pedaço de chorizo ou mesmo o prime rib. Se o açougueiro for tradicional, ele pode até dividir a carne em suculentas bistecas.
Já se você optar pela praticidade e garantia de que não será enganado, há casas especializadas que vende os cortes separadamente. Este é o caso da Griff do Churrasco, em Divinópolis. Com preços acessíveis você consegue transformar o tradicional contrafilé em pratos de dar água na boca.
Cortes
Repleto de gordura entremeada, o corte é dividido de acordo com suas fibras e tamanhos. A ponta do contrafilé, sua parte anterior, é mais gorda e macia. É dali, após a quarta ou quinta vértebra, que sai o bife ancho, também chamado noix, ou rib eye. O prime rib é quase o mesmo corte, mas com o osso.
Da parte da frente do contrafilé é feito o bife de chorizo, ou angosto. Se for cortada em porções de cerca de 350g, com o osso, é chamado de bisteca ou chuleta. A bisteca tem tudo para ser saborosa: carne, gordura e osso.
Nos últimos anos, os cortes argentinos do contrafilé invadiram os restaurantes e conquistaram o paladar dos brasileiros. A aprovação foi tamanha que os cortes são vendidos em casas especializadas para facilitar o acesso dos apreciadores de boas carnes. Quando se fala em contrafilé o que o diferencia do bife ancho, chorizo ou mesmo o prime rib é o sabor e textura.
Ancho
Hoje, uma das carnes que mais sai para churrasco é o ancho. Como é uma peça gordurosa, deve sempre ser preparada na grelha. Bifes mais grossos também podem ir à frigideira.