Semed Divinópolis
A Semed não está passando para o conselho as decisões e medidas tomadas (Foto: Divulgação)

Categoria ainda não recebeu o salário integral de setembro; Atos deverão ser feitos nos próximos dias

O PORTAL obteve acesso ao boletim divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal (Sintemmd), que dá mais detalhes sobre a nova etapa da Operação Tartaruga, iniciada nesta segunda-feira (05). Desta vez, a iniciativa é baseada em relação ao não pagamento integral dos salários dos professores da rede municipal de educação, correspondentes ao mês de setembro.

Como já foi informado pelo PORTAL, os educadores receberam apenas R$ 1 mil até o quinto de útil de outubro. Desde o dia 31 de outubro eles estão em estado de greve.

Operação Tartaruga

Devido a realização da Operação Tartaruga, os horários de aulas estão da seguinte maneira: manhã (de 07h às 10h), tarde (de 13h às 16h) e a noite (18h30 às 20h30).

Dentro da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os servidores que aderirem a operação devem trabalhar entre o horário das 12h às 16h.

Caso os pagamentos aos professores não forem realizados, uma greve geral será feita em toda a rede municipal, a partir desta sexta-feira (09).

Atos

Nesta quarta-feira (07), uma blitz educativa deverá ser feita após o horário das aulas pela manhã nos semáforos da Avenida JK (próximo a rodoviária), da esquina da Avenida Primeiro de Junho com a Rua Goiás, próximo a Gerdau, próximo ao acesso do bairro Nossa Senhora das Graças e na esquina da Rua Goiás com a Rua Paraná. Na comunidade de Ermida, a divulgação também deverá ocorrer.

Já durante esta quinta-feira (08), um grande ato deverá ocorrer às 17h, na Escola Estadual Engenheiro Pedro Magalhães, no bairro Esplanada. O Sintemmd também adianta que estes movimentos fazem parte de uma decisão coletiva, portanto, servem para todos os educadores da rede municipal.

Em anexo, o sindicato divulgou uma carta aberta para a população sobre a paralisação. Veja o texto completo abaixo:

“SINTEMMD

Carta à Comunidade

05 de Novembro de 2018

Sem receber os salários não dá!

População de Divinópolis, o sindicato vem tentando negociar o pagamento dos salários aos trabalhadores da educação municipal desde o dia 09 de outubro de 2018 e até agora não houve uma resposta positiva. O repasse referente ao mês de setembro foi de somente um mil reais, sem receber vale transporte nem vale alimentação. No entanto, muitos destes profissionais são os que sustentam financeiramente suas casas e os mesmos já possuem contas em atraso. Esta situação está deixando os trabalhadores revoltados, pois, já trabalharam e não receberam seus salários devidos. Neste sentido, pedimos apoio de toda a comunidade divinopolitana à decisão de Operação Tartaruga, tomada em assembleia, de forma legal e legítima.

Educação não é mercadoria, é um direito de todos!

Precisamos nos unir e exigir que a Prefeitura regularize esta situação!

Sem educação não dá!

Caso os salários não sejam pagos até o dia 08 de novembro de 2018, será decretada greve geral, com paralisação total, até que os salários sejam pagos.

Unam-se a nós e exijam uma educação de qualidade para todos!

SINTEMMD- Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis- MG.

Unidos somos mais fortes e juntos enfrentaremos os desafios!”