Atividades comerciais podem funcionar com restrições (Foto: Divulgação/CDL)

Gilson Amaral afirma que o horário estendido vai reduzir a aglomeração de pessoas no interior das lojas e no transporte público

Jéssica Augusta Pereira

O Sindicato do Comércio de Divinópolis (SinComércio) quer que os horários de funcionamento do comércio sejam ampliados em dezembro, no período que antecede o natal. O ofício com a solicitação feita ao secretário municipal de Saúde, Amarildo de Sousa foi protocolado nesta quarta-feira (11).

Segundo o presidente do Sindicato, Gilson Amaral o aumento da carga horária vai reduzir consideravelmente a aglomeração de pessoas no interior dos estabelecimentos e no transporte público. 

“Acreditamos que funcionando em um tempo maior haverá menos aglomeração dando mais possibilidades de horários para os consumidores”, afirma.

Além disso, a associação propõe reforçar, junto aos comerciantes, a conscientização acerca dos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias na prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

O sindicato também pede autorização para o funcionamento no dia 08 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição. Tradicionalmente as lojas já abrem nesta data, abrindo o horário especial de final de ano. A proposta da entidade é que entre os dias 09 e 11 o comércio possa funcionar de 8h30 às 21h; no sábado (12), até às 16h; de 14 a 18 até às 21h; no sábado (19) que antecede o Natal até às 19h e no domingo (20) até às 16h; 21 a 24 até às 21h.

Depois, no dia 26 de 08h30 às 16h; no dia 28 a partir das 12h; 29 a 31 de 8h30 às 19h. No sábado (02) até às 14h e no dia 04 após as 12h.

Onda Verde

Divinópolis avançou para a Onda Verde do programa “Minas Consciente” o que possibilita uma maior flexibilização em relação ao comércio. No início da pandemia os estabelecimentos fecharam as portas e posteriormente tiveram os horários de atendimento reduzidos. No momento, o comércio está funcionando normalmente.

Foto de capa: Divulgação CDL