A assembleia reuniu vários funcionários (Foto: Divulgação)

A assembleia reuniu vários funcionários (Foto: Divulgação)

O Sindicato Profissional dos Enfermeiros e Empregados em Hospitais, Casas de Saúde, Duchistas e Massagistas de Divinópolis (Sindeess) quer participar do novo acordo que definirá o modelo de gestão do Hospital São João de Deus. A decisão foi tomada durante assembleia com a categoria, na manhã desta quinta-feira (14), na portaria do hospital.

O Sindeess em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal de Divinópolis (Sintemmd) irão mobilizar os membros do Movimento em Defesa da Saúde para definir os próximos passos. Eles querem se aproximar do governo do Estado e das demais entidades que estão à frente das discussões. A preocupação é em assegurar os direitos dos funcionários.

Os sindicatos ainda não têm uma opinião sobre a proposta apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em suma, O Estado quer compor uma equipe e compartilhar a gestão com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e com o Hospital São João de Deus. O Sindeess e o Sintemmd querem mais informações e detalhes de como seria essa administração compartilhada.

Nesta sexta-feira (15) uma nova assembleia será realizada às 07h, na porta do hospital. O Sindeess quer tirar encaminhamentos para poder atuar. Os assuntos não se limitam apenas à nova gestão do hospital, divulgada com exclusividade pelo PORTAL. Em pauta também estão: férias negadas, sobrecarga de trabalho, atrasos nos pagamentos das rescisões trabalhistas.

Proposta

A proposta apresentada pelo SES está sob análise do Ministério Público (MP). Detalhes ainda não foram divulgados. Como informado com exclusividade ao PORTAL nesta quarta-feira (13), o modelo teria vigência até que haja impacto assistencial na região, e ativação do Hospital Regional, momento em que será redefinido o papel assistencial do Hospital São João de Deus. 

Ainda, segundo o MP, haveria uma elaboração conjunta, pelas três partes, de plano de trabalho com prazos estabelecidos para melhoria da prestação dos serviços pelo hospital.