O processo eleitoral para escolha de novos conselheiros do Diviprev, instituto de previdência dos servidores de Divinópolis, já tem data marcada: 11 e 12 de abril. Serão escolhidos nove membros efetivos e seus respectivos suplentes para representar os trabalhadores na Junta de Recursos, no Conselho Fiscal e no Conselho Administrativo, sendo três conselheiros efetivos em cada órgão.

O mandato dos eleitos é de três anos e eles são remunerados, ao final de cada mês, pelas presenças às reuniões do instituto, no valor máximo de 10 UPFMD. O edital que rege as eleições foi publicado nesta quinta-feira (10).

De acordo com a Lei Complementar 126/2006, que reestrutura o Diviprev, o Sintram é o sindicato responsável por coordenar as eleições. Ainda na referida lei, a extinta Associação dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis (ATEMD) participa do processo, não havendo referência ao Sintemmd que, na época, ainda não existia.

No entanto, com objetivo de fortalecer a participação dos servidores no processo eleitoral, a diretoria do Sintram decidiu convidar a direção do Sintemmd para participar da Comissão Organizadora.

Nesse sentido, foram realizados três encontros entre os representantes do Sintram e Sintemmd, inclusive foi elaborado um regimento para orientar o processo eleitoral. Na última reunião, realizada na terça-feira (8), a qual contou com uma representante do Diviprev, que também participará da Junta Eleitoral, os membros do Sintemmd discordaram do que havia sido consolidado nas reuniões anteriores e um impasse foi criado sobre a disponibilização de urna fixa ou itinerante na eleição.

Com objetivo de sanar o problema de modo democrático, foi feita uma votação entre os membros da Comissão Organizadora, tendo direito ao voto um representante de cada instituição – Diviprev, Sintram e Sintemmed. No resultado da votação, o Sintemmd foi vencido e imediatamente, seus representantes decidiram que não iriam mais participar do processo em conjunto com o Sintram, inclusive se negaram a assinar a ata da reunião.

A presidente do Sintram lamentou o afastamento do Sintemmed (Foto: Divulgação/Sintram)

A presidente do Sintram lamentou o afastamento do Sintemmed (Foto: Divulgação/Sintram)

Processo eleitoral

A presidente Luciana Santos lamentou o posicionamento dos representantes do Sintemmd, mas afirmou que o processo eleitoral irá ocorrer com tranquilidade e transparência. Disse ainda que neste ano haverá o aprimoramento do pleito, em relação à última eleição, atendendo às sugestões, que alguns servidores, candidatos no último processo, deixaram registradas no sindicato.

“Infelizmente, a diretoria do Sintemmd teve esse posicionamento antidemocrático ao não aceitar o resultado da votação para solução do impasse e se retirou da Comissão Organizadora. Agora, cabe ao Sintram continuar a condução do processo porque não podemos perder mais tempo, visto que no início de abril o mandato dos atuais conselheiros termina e não podemos gerar prejuízos à gestão e fiscalização do Diviprev”, disse.

Publicação

O edital, que rege as eleições, foi publicado hoje (10) em jornal impresso de Divinópolis e no site do Sintram www.sintramdiv.org. Os servidores interessados em se candidatar deverão comparecer no período de 11 a 21 de março, de 13h às 19 horas, na sede do Sintram (Av. Getúlio Vargas, 21, Centro). O edital completo com a relação de documentos necessários para a candidatura está disponível no link: www.sintramdiv.org/noticia_abre.php?cod_noticia=381