Lohanna França requereu audiência pública para debater os impactos para a população
A situação da saúde de Divinópolis (MG) deverá ser debatida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Uma audiência pública foi solicitada pela deputada etadual Lohanna França (PV).
A ideia é pautar a macrorregião Oeste, a falta do Plano Municipal de Saúde atualizado, impactos na população e os repasses estaduais.
O Plano Municipal de Saúde define os objetivos, diretrizes e metas a serem cumpridas pelo município, além de prever o financiamento das ações e serviços de saúde em conformidade com as especificidades da esfera de gestão.
“O plano atualizado é o mínimo que o município precisa ter para desenvolver as ações da saúde. Temos compromisso com a saúde de Divinópolis e toda a macro e por isso vamos levar esse debate para a Assembleia”, destacou.
A deputada ressalta que o município recebe repasses estaduais e se não tem um plano vigente, está gastando os recursos financeiros sem o planejamento das metas e diretrizes.
“Divinópolis é uma macrorregião, recebe repasse e incentivo financeiro e precisa garantir a qualidade na prestação dos serviços”, afirma.
No requerimento Lohanna afirma que a elaboração do plano deve ocorrer de forma colaborativa com a comunidade, para delimitar quais os principais problemas de saúde presentes no município e minimizar os conflitos de interesse. “
Vamos propiciar o debate e ensejar, maior diligência dos gestores municipais ao tratarem da saúde da população”.
O pedido de audiência será apreciado pelas comissões da ALMG e em seguida seguirá para a Mesa Diretora para votação e aprovação dos deputados.