Portal Centro-Oeste
O Serviço de Abordagem Social da Prefeitura de Divinópolis faz em média 28 atendimentos mensais. Em 2017, foram atendidas 115 pessoas, sendo 89 homens e 26 mulheres.
De acordo com a gerente de políticas de proteção social, Márcia Luisa dos Santos, o atendimento é realizado em vários pontos da cidade.
“São dezenas de abordagens e algumas vezes, o serviço de abordagem social, volta no mesmo lugar, ou atende a mesma pessoa, porque ela pode ter mudado de local”, explicou.
O Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua, oferecido pela Prefeitura de Divinópolis, atua há dois anos. A Semds realiza o monitoramento, por meio do serviço de abordagem, que é responsável pela localização, contato, vínculo e encaminhamento da população em situação de rua para a Casa de Acolhimento e outros serviços que possam recebê-los, inclusive os de saúde, quando possuem algum agravo. Alguns aceitam participar dos projetos sociais e outros preferem ficar nas ruas.
A Casa de Acolhimento oferece 25 vagas com equipe técnica composta por uma coordenadora, um assistente social, um psicólogo, um auxiliar de serviços gerais, um porteiro e 10 monitores. A instituição oferta atendimento integral garantindo condições de estadia, convívio, endereço de referência para acolher com privacidade pessoas em situação de rua, migração ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. A permanência nesta casa pode ser de até seis meses desde que sejam obedecidos os critérios pré-estabelecidos. Além da Casa de Acolhimento, o Serviço do Migrante oferta retorno de pessoas desprotegidas socialmente e em trânsito por Divinópolis às suas cidades de origem.