O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Formiga, realizou neste domingo (25), o parto de uma gestante de 26 anos. A jovem deu à luz a uma menina que nasceu com pouco mais de 2,8 quilos.
A ambulância foi solicitada no Bairro Souza e Silva, para transportar Natália Cristina, que apresentava contrações. Ela estava grávida de 37 semanas. Inicialmente, a grávida seria levada até a Santa Casa de Misericórdia, contudo, a bolsa amniótica se rompeu e o parto foi feito pela equipe do Samu dentro da casa dela.
“Fomos empenhados e já no local nos deparamos com a gestante deitada em um colchão no chão do quarto. Eu e meu parceiro de trabalho a cobrimos e pedimos que o marido ficasse ao lado da esposa. No atendimento usamos uma máscara de oxigênio, pois, a paciente estava bem cansada e então, pedimos para que fizesse bastante força para a criança nascer. Nasceu uma menina linda que recebeu o nome de Ana Laura”, detalhou a técnica em enfermagem do SAMU, Karina Queiroz.
Ao concluir o parto, a Central de Regulação das Urgências já havia empenhado uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que ao chegar no local deu seguimento aos trabalhos de estabilidade da jovem e da criança. Em seguida, mãe e filha foram levadas para a Maternidade da Santa Casa de Formiga, para demais procedimentos médicos.
Esta foi a primeira vez que os socorristas Karina e Ronaldo Rodrigues participaram de um parto.
“Foi um atendimento que ficará marcado para o resto da vida. Foi lindo mesmo”, enfatizou o condutor socorrista.
“Estamos na função justamente para salvar vidas e todas as vezes que algo tão maravilhoso acontece a gente fica revigorado e mostra que estamos no caminho certo”, pontuou Karina.
Gratidão
André Luís da Silva, marido de Natália, demonstrou gratidão ao receber a equipe, que posteriormente fez questão de visitar a menina Ana Laura no hospital.
“Nossa, fiquei muito agradecido mesmo, porque foi muito rápido. Liguei pedindo ajuda e chegaram em poucos instantes. Foi um atendimento espetacular. A equipe fez tudo que precisava e rapidinho minha filha nasceu. Deu tudo muito certo”, ressaltou.
A mãe, Natália Cristina contou que este foi o primeiro parto em casa, dos quatro anteriores que já teve. Ela não esconde a emoção e também agradece.“Foi muito emocionante, a equipe me deixou muito tranquila de verdade. A todo momento muito educados e calmos. Posso dizer que minha filha nasceu nas mãos de anjos, que Deus colocou no meu caminho”, concluiu a mãe.