Júlia Sbampato

A solenidade do projeto “Doe seu livro usado, ganhe um sorriso novo” será no dia 6 de outubro, às 9h no Teatro Usina Gravatá. No evento, será realizada a entrega dos livros doados. A campanha começou no dia 12 de junho e termina 30 de setembro. Até o momento, mais de 10 mil já foram arrecadados.

Os livros serão divididos entre o Presídio Floramar, o Projeto Quero Viver, Escola para surdos Aavida e escolas municipais. Foi feita uma triagem e aqueles que estão em mal estado serão doados para a Associação dos Catadores de Divinópolis (Ascadi), para o processo de reciclagem.

Aqueles em bom estado foram separados por tipo de literatura e cada entidade que se interessou pelo projeto pôde escolher os livros que gostariam de receber.

As escolas municipais e creches públicas receberão livros infantis e didáticos do ensino fundamental. No presídio, serão entregues livros de literatura, religiosos e jurídicos. O Projeto Quero Viver e a Aavida também terão literatura diversas e livros de auto-ajuda.

A ideia do projeto

O projeto se espelhou em uma campanha realizada pelo Sindicato das Empresas de Ônibus em Belo Horizonte. A ideia central é de aproveitar a estrutura de atendimento que a TransOeste possui na cidade.

Segundo o diretor do Consórcio Transoeste, Felipe Carvalho, é uma iniciativa que pode chegar a todos os moradores da cidade. A frota de ônibus, por atender 100% dos bairros, possibilita que todas as pessoas, mesmo as que não utilizam o transporte coletivo, a doar os livros.

“Tivemos uma adesão grande, que me surpreendeu muito, e dedicamos esse resultado ao espírito solidário do divinopolitano”, coloca Felipe.

A campanha encerra no dia 30 de setembro, e até lá as doações ainda poderão ser feitas em todos os ônibus que circulam em Divinópolis, nos pontos de apoio central – Rua Pernambuco, em frente à antiga prefeitura e no quarteirão fechado da Rua São Paulo –, nas garagens espalhadas por toda a cidade, no novo Fórum de Divinópolis ou na sede do Consórcio TransOeste, na Av. Nossa Senhora das Graças, 281, bairro Manoel Valinhas.