O plano de trabalho da Subcomissão de Ferrovias foi aprovado, nesta quarta-feira (2), pela Comissão de Viação e Transportes (CVT). O Requerimento 300/14, para a votação da programação, foi apresentado pelo presidente do Colegiado, deputado Jaime Martins (MG).
A subcomissão irá acompanhar a implementação do projeto do trem de alta velocidade brasileiro (TAV), as ações para aprimoramento dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos nas regiões metropolitanas e a expansão do transporte de carga sobre trilhos.
Segundo o documento, o objetivo principal dos deputados será promover condições para o crescimento do modal ferroviário na matriz do transporte brasileiro, tanto no de carga, quanto de passageiros.
“Dessa forma, vamos incentivar, estimular, fiscalizar, debater e acompanhar o modal, assim como as causas de seu abandono histórico e seu arcabouço legal” afirmou Martins.
Estão programadas audiências públicas com ministros e autoridades, além de diligências para conhecer o andamento das obras e obter informações sobre os possíveis entraves legais, ambientais, operacionais e econômicos que possam comprometer os projetos.
As datas do cronograma para execução das atividades serão estipuladas em momento oportuno.