Conselho Municipal de Saúde é a favor da troca de gestão da UPA
Foto: Prefeitura de Divinópolis

Prefeitura diz que fez contato com o governo do estado e acionou o Ministério Público destacando a gravidade do cenário

A UPA de Divinópolis – Unidade de Pronto Atendimento 24h Padre Roberto Cordeiro Martins – voltou a bater 150% de ocupação nesta quinta-feira (17/10), alertando para a superlotação. A Prefeitura emitiu nota de alerta em relação a situação.

Diante da situação crítica, o órgão informou que entrou em contato com o Governo do Estado e acionou o Ministério Público, destacando a gravidade do cenário. Nesta quinta-feira (17/10), a taxa de ocupação da unidade atingiu aproximadamente 150% de sua capacidade total, com 52 pacientes aguardando vaga para transferência hospitalar.

O setor de observação adulto 1 registra uma ocupação de 260%, evidenciando, conforme a prefeitura, a gravidade da superlotação. Além dos pacientes cadastrados no sistema SUSFácil, os que aguardam atendimento e estão em observação médica também podem necessitar de internação hospitalar.

Superlotação da UPA de Divinópolis e medidas

A Prefeitura, por meio da Semusa, reiterou que tem cobrado providências da Coordenação de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela regulação de internações hospitalares na rede de Urgência. Além disso, reforçou seu compromisso em garantir a melhor assistência aos pacientes.

Nova gestão da UPA

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg Oeste) começou no dia 16 de julho a comandar as atividades da UPA de Divinópolis. Na época, classificou como “grande desafio”. A nova gestão busca humanizar, otimizar os atendimentos, bem como tornar a UPA Divinópolis uma referência nacional de qualidade.