defocused of shelf in supermarket

Negociação também envolveu o fechamento das lojas no dia primeiro de maio; Sindcomerciários continua negociando os demais feriados

Marcelo Lopes

Após reportagem publicada pelo PORTAL nesta segunda-feira (16), sobre a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), de que o trabalho de comerciários em feriados (inclusive no segmento de supermercados) depende de expressa autorização coletiva de trabalho não ter agradado os comerciantes dos ramos afetados em Divinópolis, houve, nesta semana, uma atualização da situação na cidade.

Baseado na lei 11.603/2017, que exige que o trabalho nos feriados seja por convenção coletiva, ou seja, entre o sindicato do empregado com o da empresa do comércio varejista ou atacadista, também chamado de patronal, foi fechada uma convenção preliminar, autorizando supermercados, lojas do gênero alimentício e estabelecimentos do Shopping Pátio Divinópolis a abrirem no feriado deste sábado, 21 de abril (Tiradentes) e o fechamento no dia primeiro de maio (Dia do Trabalho). A informação foi passada ao PORTAL pelo vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (Sindcomerciários), Antônio Tavares, nesta quarta-feira (18).

“A reunião foi feita na segunda (16) pelo patronal e ontem (17) foi assinada uma convenção para estes dois feriados”, disse Antônio.

Segundo o vice presidente, o valor para o empregado que for trabalhar neste sábado será de R$ 61, não podendo haver hora extra na data. O funcionário terá direito a uma folga dentro de um período de 60 dias.

“Continuamos a negociar os demais feriados e a convenção do comércio em geral”, finalizou.