Ofensa partiu de paciente; “Me deixou enojado”, afirma gerente que presenciou o episódio.
Um caso de injúria racial aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (29/10). O gerente assistencial da unidade, Cleverson Humberto, presenciou o episódio, conforme divulgado nesta quarta-feira (30/10) pela direção.
O fato ocorreu quando a técnica de enfermagem foi repassar orientações para a acompanhante de um paciente em tratamento. O homem se irritou por ter sido acordado e, após a saída da profissional, proferiu palavras depreciativas de cunho racial.
“A ofensa proferida contra a profissional me deixou enojado, ainda mais considerando que ela estava prestando os cuidados necessários. Imediatamente chamei a Polícia para lavrar um Boletim de Ocorrência, e uma escolta policial permaneceu próxima ao leito até a madrugada”, relata o gerente.
- Serviço Municipal do Luto informa funcionamento de cemitérios neste sábado de Finados
- Comércio de Divinópolis terá restrições de funcionamento no feriado deste sábado
- Homem é multado em R$ 19 mil por manter pássaros em cativeiro
- Polícia Militar recupera Carretinha furtada em Divinópolis
- Agência de Desenvolvimento Novo Oeste apresenta case de sucesso no Sebrae-MG
Boletim por injúria racial na UPA
Durante o registro do boletim, a esposa do paciente, conforme o gerente, confirmou o insulto. A técnica de enfermagem seguiu até a delegacia para prestar depoimento.
“O paciente continua na unidade, recebendo normalmente os cuidados integrais para restabelecimento de sua saúde”, completa Cleverson.
A direção da UPA informou que, a partir da alta médica do paciente, o caso, então, continuará sendo apurado pela delegada responsável.
Crime
Em janeiro do ano passado houve a publicação da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei 14.532, de 2023, que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.