A população pode usar os computadores para acessar a internet toda sexta-feira (Foto: Divulgação/PMI)

A população pode usar os computadores para acessar a internet toda sexta-feira (Foto: Divulgação/PMI)

A Secretaria de Assistência Social desenvolve um trabalho de inserção da sociedade no mundo digital. Esse trabalho é realizado através da oferta de cursos gratuitos a população com dias e horários flexíveis para atender aos interessados. O Telecentro Garcias (bairro Garcias) atende a 106 alunos e o Telecentro Silesia Antunes Rinco, que funciona no Centro Social Urbano, atende a 60 alunos. A expectativa para o ano é de que esse número aumente. E por isso as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no próprio local durante o horário de aula.

 

Os alunos que já estão inseridos nos cursos percebem a importância da oportunidade para a população. Como é o caso de Jonathan Oliveira de Souza Lopes de 13 anos. O jovem é aluno da instrutora Rafisa Nogueira Costa no telecentro de Garcias e conta que gosta de participar: “Gosto muito do telecentro e acho importante para a comunidade”, conta. A instrutora ressalta que a estrutura do local é completa, o que serve de incentivo tanto para os profissionais quanto para os alunos.

 

Além das aulas quatro dias na semana, o Telecentro Silesia Antunes Rinco também oferece internet para a comunidade às sextas-feiras. Os horários disponíveis são de 7h às 11h e das 13h às 15h. Para a instrutora Deborah Cristina Antunes Moreira, apesar da simplicidade do telecentro, o local está apto a oferecer um ensino de qualidade: “O telecentro conta com uma estrutura modesta, porém com capacidade para formar alunos qualificados”, ressalta.