(Foto: Reprodução)

A região do bairro Tietê receberá “bate-lata” contra a dengue neste sábado (09) a partir das 14h. A concentração do evento será na Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira. De lá a comunidade, agentes comunitários de saúde e alunos seguirão para os bairros Tietê, Campina Verde São Roque, Rancho Alegre, Bela Vista e Jardim Betânia.

Os integrantes das comunidades percorreram as principais ruas de cada bairro batendo latas e fazendo barulho. Portando cartazes e faixas, a intenção desses manifestantes é chamar a atenção da população da necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypit – causador da dengue, chikungunya e zika – e que expõe, portanto, a saúde da população.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a ação é um chamamento para outra realizada no domingo (10). Neste dia, com apoio da comunidade, será realizado um grande Mutirão de Limpeza nestes seis bairros onde se verifica registros de casos prováveis de dengue. O Mutirão de Limpeza terá início às 8h.

A ação, com o apoio da Semusa, é uma iniciativa da Igreja Católica e é um dos desdobramentos da Campanha de Fraternidade realizada este ano. “É muito importante esta iniciativa, principalmente porque conta com a participação da população. Demonstra consciência e que somos todos responsáveis no combate ao Aedes”, avalia a agente comunitária de saúde, Dania Aparecida Silva.

Boletim 

A Diretoria de Vigilância em Saúde atualizou o boletim de controle da dengue em Divinópolis. Até o momento foram registrados 2.451 casos prováveis de dengue. Número que tende a aumentar se considerar o período histórico do pico desta doença que coincide como o início da segunda quinzena de abril.