Os 77 deputados estaduais eleitos para a 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tomam posse no dia 1º de fevereiro, em solenidade no Plenário Juscelino Kubitschek, a partir das 14 horas. Dentre os parlamentares está Fabiano Tolentino (PPS) reeleito no ano passado.
A cerimônia será presidida pelo deputado Hely Tarqüínio (PV), o mais idoso entre os eleitos, e contará com a presença do governador do Estado Fernando Pimentel e do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, entre outras autoridades. Após a reunião da posse, será realizada a eleição da Mesa da Assembleia para o biênio 2015-2017.
Estão sendo esperadas cerca de 1.100 pessoas, entre prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades estaduais, comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, chefe da Polícia Civil, reitores de universidades e familiares dos deputados. A entrada dos convidados, a partir das 13 horas, será feita pela Rua Rodrigues Caldas.
Acesso – No dia 1º de fevereiro, o acesso à ALMG será livre, excetuando-se as áreas restritas (Plenário, galerias e Espaço Democrático), que vão exigir a apresentação de convite específico. Os demais convidados ou cidadãos interessados poderão circular livremente pela Assembleia e poderão ser recebidos nos gabinetes dos deputados. A reunião será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo Portal da Assembleia.