Detalhes foram definidos em reunião nesta segunda-feira (8/5); Estrutura com suporte será montada
Os detalhes para a tradicional cavalgada do desfile de Primeiro de Junho em Divinópolis (MG) foram fechados nesta segunda-feira (8/5) em um encontro do vereador Rodyson do Zé Milton (PV), um dos representantes dos participantes, com o secretário Municipal de Operações Urbanas Gustavo Mendes e a equipe da secretaria responsável pelo suporte ao evento. O destaque deste ano será a ampliação do trajeto.
“A cavalgada sairá do final da Rua Pitangui, onde sempre acontecem os grandes eventos, e de lá seguirá pela avenida JK até a Avenida Primeiro de Junho, onde, cronometradamente, chegaremos já no horário em que os cavalos entrarão no desfile”, informa Rodyson do Zé Milton.
Segundo o vereador, os carros de boi, por sua vez, terão como ponto de encontro a Rua Pains, de onde, anteriormente, saia toda a cavalgada.
“São mudanças adotadas pela prefeitura para agilizar o desfile e trazer mais segurança para os participantes”, destaca Rodyson.
Os carros de boi fecharão de desfile.
De acordo com o Secretário Gustavo Mendes, a opção de ampliar o trajeto tem o objetivo fazer com que os cavalos cheguem ao desfile já sem toda o stress da saída.
“Esse percurso é necessário para que os animais gastem um pouco da energia que têm e possam chegar à avenida mais tranquilos e acostumados ao movimento. Isso torna a cavalgada mais segura para os participantes e para a imensa multidão ao longo do trajeto”, avalia ele.
Após o passarem pelo palanque oficial, a cavalgada segue pelas ruas Goiás e Paraná, até o Centro Administrativo, onde será a dispersão.
Estrutura e apoio
Algumas das reivindicações apresentadas pelo vereador Rodyson já foram confirmadas. Dentre elas, a instalação de estruturas de desembarque e embarque de animais na chegada e no fim da cavalgada, além do suporte ao longo do trajeto para cavaleiros e animais.
Também ficou acertada a adoção de medidas que garantam a integridade dos animais e uma resposta rápida a qualquer tipo de infração que coloque em risco a segurança de quem participa ou acompanha o desfile.
Para isso, estão sendo mobilizados representantes das forças de segurança, veterinários, equipes de recolhimento de animais e veículos de apoio.
“Essa é uma preocupação que temos. É um momento de festa, de confraternização e nós não permitiremos que alguém atrapalhe essa festa, que faz parte da tradição da nossa cidade”, reafirma Rodyson do Zé Milton.
Ainda na Rua Pitangui, antes da saída, os participantes serão cadastrados e fotografados e receberão um número de participação. Ao longo do trajeto, haverá registro em vídeo.
Além de representantes dos cavaleiros e da organização do desfile, entidades de proteção aos animais e a Comissão de Proteção Animal da Câmara também estão sendo comunicadas de toda a programação e das medidas adotadas