Amanda Quintiliano

 

Até o início de agosto todos os pedidos de registros deverão ser julgados (Foto: Reprodução TRE)

Até o início de agosto todos os pedidos de registros deverão ser julgados (Foto: Reprodução TRE)

Entre os mais de 100 registros de candidaturas julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está o do candidato a deputado federal, Jaime Martins (PSD). O pedido dele foi o primeiro a ser deferido, levando em consideração os postulantes com residência em Divinópolis. Já todos os demais ainda aguardam a decisão da Justiça Eleitoral.

 

O Ministério Público Federal chegou a propor a impugnação da candidatura de Jaiminho, pois estava faltando a ata da convenção que homologou o nome dele. As documentações foram entregues pelo partido e a situação regularizada. Ainda falta para o TRE julgar o registro de Domingos Sávio (PSDB) – impugnado por ausência de documentos, e o de Jorge Torquato (PSOL). Todos os dois disputam uma vaga na Câmara Federal.

 

A candidatura de Torquato foi impugnada baseada na Lei Ficha Limpa. Para o Ministério Público ele está inelegível devido a uma condenação referente a prestação de contas de 2010 – quando ele disputou o mesmo cargo.

 

Estadual

 

Também estão na expectativa os candidatos a deputado estadual, Adair Otaviano (PMDB), Heloísa Cerri (PV), Rinaldo Valério (PTN), Edson Sousa (PTC), como antecipado pelo PORTAL. A essa lista também foi acrescentado o nome de Rogério Pinto (PSOL). Na época da reportagem não havia nenhuma pendência. No caso dele também faltou documentos obrigatórios.

 

Já o pedido de registro de candidatura de Eliana Piola (PT do C), Fabiano Tolentino (PPS) e Anderson Saleme (PR) não foram impugnados. Mesmo assim eles ainda aguardam a confirmação do TRE. As informações desta matéria foram retiradas do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até às 12h não havia ocorrido nenhuma alteração. Pode ser que ao longo do dia novos registros sejam julgados.

 

O Tribunal vai continuar atuando em esforço concentrado para julgar os 1850 pedidos de registro apresentados pelos partidos e coligações até início de agosto. Em decorrência dos prazos para apresentação de contestação às 1204 impugnações, a maioria por parte do Ministério Público, o volume de decisões deve aumentar nos últimos dias do mês de julho e nos primeiros dias de agosto.