Página no Facebook é uma das ferramentas utilizadas pela campanha (Foto: Reprodução Facebook)

Página no Facebook é uma das ferramentas utilizadas pela campanha (Foto: Reprodução Facebook)

Amanda Quintiliano

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) lançou nesta segunda-feira (21) a terceira edição da campanha “Sujeira Não é Legal”, voltada para as Eleições 2014. O projeto se resume em uma campanha mais limpa, segura, tranquila e transparente. Por enquanto, em Divinópolis, ainda são tímidas as propagandas eleitorais espalhadas pelos bairros.

 

Este ano a cidade contará apenas com a campanha do TRE para mobilizar, principalmente, os candidatos e partidos, a não abusarem das ferramentas permitidas pela Justiça Eleitoral. Isso porque o Ministério Público (MP) que sempre intermedia Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) visando a redução da poluição sonora e visual, preferiu não interferir.

 

A decisão foi tomada devido a diferentes entendimentos sobre a aplicabilidade do termo em eleições. Independente disso há uma série de normas a serem seguidas, como tamanho das placas ou volume dos carros de som. Os cavaletes, por exemplo, não podem atrapalhar o trânsito de pessoas nas vias. E os showmícios continuam proibidos.

 

Por enquanto, é possível identificar em Divinópolis apenas placas. Candidatos também têm apostado na plotagem de veículos. Nenhum lambe-lambe e muro pintados, até agora, foram vistos.

 

Campanha

 

A campanha “Sujeira Não é Legal” será composta de spots para rádio, VTs para televisão, cartazes, backbus e anúncios para jornais e revistas. Uma cartilha também será distribuída com orientações em relação à propaganda eleitoral, gastos de campanha e medidas de segurança para seus atos de campanha, por exemplo.