TRE-MG orienta sobre descarte de propaganda eleitoral após as eleições municipais
Foto: TRE-MG

A campanha visa conscientizar sobre a importância do descarte adequado e reduzir a poluição gerada no período eleitoral.

Com a aproximação do 1º turno das eleições municipais, marcado para menos de um mês, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) lançou, nesta quarta-feira (11/09), a campanha “Eleições Sustentáveis 2024”. O objetivo é orientar candidatos, partidos e coligações sobre o descarte adequado de materiais de propaganda, como santinhos, banners e faixas, que se acumulam durante o período eleitoral.

Destinação

De acordo com o TRE-MG, ao final da eleição, os materiais remanescentes de propaganda poderão ser destinados a cooperativas e associações de reciclagem parceiras da Justiça Eleitoral. A entrega pode ser realizada durante o processo eleitoral ou logo após o encerramento das eleições, com a participação de 181 cooperativas e associações em 145 municípios mineiros.

Conscientização

O Tribunal informou que materiais de propaganda irregulares apreendidos em operações de fiscalização também serão encaminhados a essas cooperativas, caso não sejam recolhidos pelos candidatos ou partidos. Ao final da campanha, o TRE-MG divulgará o total de resíduos coletados, reforçando a importância da conscientização sobre o descarte adequado e a redução da poluição.

Histórico da campanha

Desde 2018, a campanha Eleições Sustentáveis é realizada pelo TRE-MG. Em edições anteriores, foram recolhidas 11 toneladas de material em 2018, 28 toneladas em 2020 e 55,5 toneladas nas eleições gerais de 2022.