Continua por toda semana a fiscalização a açougues de Divinópolis. A ação começou nesta terça-feira (05) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ministério Público e do PROCON Estadual. A medida foi solicitada pela promotoria.
Neste primeiro dia de fiscalização, foram vistoriados 15 açougues na cidade. O trabalho segue por toda semana e, conforme definido pela promotoria, serão realizadas reinspeções para acompanhamento e garantia do cumprimento das legislações vigentes.
No ato da fiscalização estão sendo observadas as condições de higiene e sanitárias do local. Bem como a procedência das carnes e se o local oferece produção de produtos como almôndegas e linguiças, além de outros itens relacionados na legislação. Na ação de terça três açougues da cidade já foram interditados. Em todos os casos houve aviso prévio
Ainda segundo a gerente, a legislação prevê: advertência, pena educativa, multa, apreensão de produtos, inutilização de produtos, suspensão de vendas e/ou fabricação, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento e cancelamento do alvará sanitário.
Neste primeiro dia de fiscalização foram apreendidos cerca de dois mil quilos de carne que estavam sem procedência, sem registro no órgão competente e em péssimas condições de armazenamento. Esse material apreendido foi encaminhado ao matadouro municipal e será utilizado para produção de ração animal.