Amanda Quintiliano
O tempo acabou e também a época de especulação de candidaturas. Da lista inicial de 14 pré-candidatos, ficaram 11, os outros três desistiram. O P-SOL foi a única legenda a lançar substituto ao nome de Aristides Salgado, elevando assim o número para 12 candidatos. Após almejar entrar na corrida eleitoral, Aristides precisou abandonar o sonho, temporariamente, para poder fazer uma cirurgia no braço.
Como alternativa o partido improvisou e lançou o nome de Rogério Pinto, conhecido como Rogério Dedetizador, para o cargo de deputado estadual. Já para federal permanece o nome de Jorge Torquato. A luta dele é para fazer pelo menos 15 mil votos. Na última eleição ele só não foi eleito porque o P-SOL não conseguiu fazer legenda em Minas Gerais. Faltaram 20 mil votos.
PC do B
Também quem ficará de fora deste pleito é Rômulo Duarte (PC do B). Como já especulado pelo PORTAL, ele desistiu da
candidatura a deputado estadual na prorrogação do segundo tempo. Nesta segunda-feira (07), ele disse ter analisado o cenário e cedido espaço para candidatos com mais potencial de eleição. Rominho também classificou a quantidade de candidatos como “excessiva”.
“Há um número excessivo de candidatos que inviabiliza uma participação competitiva. Tem que ter responsabilidade, esse numero excessivo minimiza as chances de serem eleitos candidatos. A minha proposta era ter condições de representar Divinópolis e manter o meu nome poderia inviabilizar a chance de a cidade conseguir fazer deputados, por causa da divisão dos votos”, argumentou.
Rominho não quis antecipar o nome de quem deverá contar com o apoio dele, tanto para estadual como para federal.
“Agora o momento é de avaliar os projetos desses candidatos para Divinópolis. Não estou desistindo em prol de uma candidatura ou outra. Tomei essa decisão em prol da cidade”, afirmou.
Confirmações
Como antecipado pelo PORTAL, Léo Santos também preferiu reavaliar a candidatura e não quis se aventurar. À reportagem ele disse que o atual sistema “inviabiliza candidaturas novas que vem com o propósito de mudança”.
Já Eliana Piola, também do PT do B, confirmou o registro da candidatura e se declarou “em plena campanha” a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Também estão na disputa: o ex-vereador Edson Sousa (PTC), Adair Otaviano (PMDB), Heloísa Cerri (PV), Rinaldo Valério (PPN), Anderson Saleme (PR), além de Rogério e Eliana Piola. Tenta a reeleição ao cargo o deputado Fabiano Tolentino (PPS).
Ao cargo de deputado federal, além de Torquato, há apenas os nomes à reeleição de Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins (PPS), pela cidade. E também o da deputada estadual, Luzia Ferreira (PPS) que tentará uma vaga na Câmara Federal.
Por fim serão oito candidatos a deputado estadual e quatro a federal. Todas as desistências e registros foram confirmados pelos próprios candidatos ao PORTAL, por telefone. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não disponibilizou os registros no site do órgão.