Turismo mineiro sustenta liderança no país desde janeiro
Foto: Gustavo Albano

Setor cresce acima da média nacional e registra avanços no turismo gastronômico, cultural e ecológico

A atividade turística de Minas Gerais segue em destaque no cenário nacional, mantendo a liderança no crescimento do setor desde o início de 2024. De acordo com uma análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o estado registrou um crescimento acumulado de 8,9% entre janeiro e setembro deste ano, superando a média nacional em 6,9 pontos percentuais.

Embora tenha apresentado uma desaceleração no mês de setembro em comparação com o mês de agosto, o indicador mensal saiu de -1,0% em agosto para -0,1% em setembro, nos últimos 12 meses, a atividade turística no estado avançou 9,3%, ultrapassando a média nacional em 6,7 pontos percentuais. Na comparação anual com setembro de 2023, o turismo mineiro cresceu 6,0%, evidenciando um desempenho sólido e contínuo desde abril de 2021.

Na média nacional, o volume da atividade turística teve elevação de 0,5% em setembro após de 0,0% no mês anterior. O estado lidera o crescimento do turismo no país no acumulado do ano e nos últimos 12 meses. Com este desempenho, no acumulado do ano o estado fica na liderança entre as demais unidades analisadas seguido de: Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro. Depois Pernambuco, Ceará, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, apesar de Minas Gerais apresentar índice negativo de -0,1% na comparação mensal de setembro frente a agosto do ano corrente, nas outras vertentes analisadas Minas Gerais apresenta expansão acima da média nacional. O crescimento do turismo em Minas gerais, performou melhor do que o crescimento do turismo em outros estados.

“Um dos principais fatores que contribuíram para esse fortalecimento, foram em especial, as atividades turísticas referente a restaurantes, hospedagens e espetáculos teatrais e festivais de músicas, acrescido do ecoturismo por meio das promoções de roteiros realizado pelas agências de turismo, esses conjuntos de elementos impacta positivamente e fomenta os setores de turismo, serviços e comercio’’, explica Gonçalves.

Aumento de emprego

Conforme as informações, outro indicador positivo é o aumento no número de empregos formais no setor de hotéis e similares. Em setembro de 2024, o estado somou 31.984 carteiras ativas, com um acréscimo de 765 empregos líquidos em relação ao mesmo período de 2023.

Sobre a Fecomércio MG

Em resumo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo. A fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.