O levantamento da primeira semana de funcionamento das quatro Unidades Especiais de Assistência à Saúde (UEAS), aponta que 310 pessoas receberam atendimentos. A procura nos cinco primeiros dias foi considerada dentro do previsto, com mais de 90% dos pacientes classificados de acordo com o protocolo de Manchester como paciente verde, e em um número muito reduzido de pacientes de urgência, classificados como amarelo e laranja.

 

De acordo com a diretora da atenção em urgência e emergência, Cristiane Silva Joaquim, em algumas situações o paciente considerado amarelo, está sendo atendido na própria Unidade Especial de Assistência à Saúde. “Caso o médico veja que tem condições técnica e de suporte, para assistir esse paciente classificado com amarelo, ele é atendido, caso contrário, é feito o encaminhamento a UPA 24h Padre Roberto Cordeiro”, comentou.

 

A diretora adiantou ainda que na primeira semana de funcionamento das UEAS, houve registro de procura de pacientes classificados como branco. “Esse perfil de paciente não tem indicativo de consulta médica nessas unidades. Estamos orientando e procurando resolver cada situação”, explicou.

 

As UEAS funcionam nas seguintes regiões: São José, Niterói, Ipiranga e Centro. O horário é de 18 as 22 horas. “É dada a oportunidade do usuário ser atendido mais próximo de sua residência, onde ele conta com equipe formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviço”, completou o secretário de saúde.