Funedi Uemg Divinópolis Feicintec
Os alunos cobram mais segurança na região da universidade (Foto: Arquivo/PCO)

Susto, medo, insegurança. Essas palavras resumem o sentimento dos estudantes e moradores da região da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), unidade de Divinópolis. O crime da noite desta terça-feira (08) é o reflexo do aumento descontrolado da criminalidade. Para cobrar soluções efetivas a União Estudantil Divinopolitana (UED) criou uma petição online.

Um jovem suspeito de assaltar estudantes foi morto por um militar na porta da Uemg (Foto: Divulgação)

Um jovem suspeito de assaltar estudantes foi morto por um militar na porta da Uemg (Foto: Divulgação)

O presidente da UED, André Luís afirmou que os alunos estão em choque e se sentem ameaçados em um local onde, supostamente, deveriam se sentir seguros. Vários relatos de roubos são registrados na região, como já mostrado pelo PORTAL. Entre janeiro e abril deste ano foram 292. Entre as vítimas estão jovens estudantes, alvos de bandidos, principalmente, no fim das aulas.

“O caso assustou os estudantes, que agora mais do que antes se sentem ainda mais ameaçados. Foi uma cena que pegou todos de surpresa, estudantes ficaram em choque”, afirmou.

Com a petição a UED diz acreditar que terá mais força para dialogar com as autoridades.

“Queremos que eles vejam que é preciso agir. Até quando mais um estudante vai ser roubado? Até quando mais uma estudante será estuprada? Até quando a polícia vai ficar omissa? Precisamos de uma postura urgente”, indagou o presidente da entidade.

Promessas de intensificação da segurança na região são antigas. A principal delas é a instalação da sede da 139° Cia da PM. Entretanto, não há dinheiro. Enquanto isso, a PM aposta na disponibilização de mais viaturas para a ronda. A Cia criada em janeiro deste ano, mas ainda não instalada fisicamente, atende 71 bairros e 37 comunidades rurais.

“Esperamos que uma estratégia eficiente seja desenvolvida em parceria com as instituições de

O presidente da UED disse que sentimento é de medo entre os estudantes (Foto: Amanda Quintiliano)

O presidente da UED disse que sentimento é de medo entre os estudantes (Foto: Amanda Quintiliano)

ensino, com o governo municipal, com a PM, com a UED e se necessário com o governo do Estado”, enfatizou André.

Cobranças

Nesta terça-feira (08) o coordenador acadêmico da UED, Guilherme Souza participou do I Fórum Acadêmico de Segurança Pública na Faculdade Pitágoras e falou das necessidades dos acadêmicos.

Quem quiser participar da petição basta clicar aqui. Nela a UED pede a instalação de postos policiais perto das instituições de ensino.