Funedi Uemg Divinópolis Feicintec
Os alunos cobram mais segurança na região da universidade (Foto: Arquivo/PCO)

Encontram-se abertas até 8 de novembro, no site www.uemg.br/vestibular, as inscrições para o Vestibular UEMG 2016. São oferecidas mais de 6 mil vagas em graduações distribuídas em 17 municípios de Minas Gerais, entre eles Divinópolis, Cláudio e Abaeté.

Trata-se do primeiro processo seletivo que unificará as vagas de todas as graduações da universidade estadual após o período de absorções ocorrido nos últimos dois anos.

O processo seletivo contará com etapa única, de provas gerais objetivas de disciplinas correntes no ensino médio, além de uma prova de língua estrangeira e uma questão de redação. Somente os cursos oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, em Belo Horizonte, possuem ainda uma etapa eliminatória anterior de provas de habilidades específicas.

As obras literárias indicadas para a realização das provas são “Olhos d’água”, livro de contos de Conceição Evaristo, e “Crônica para ler na escola”, livro de crônicas de Zuenir Ventura.

Funedi Uemg Divinópolis Feicintec

Há vagas também para o campus de Divinópolis (Foto: Arquivo/PCO)

Sisu

Para os candidatos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015, existe também a possibilidade de concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Serão oferecidas, nesta modalidade, 50% das vagas disponíveis para graduação. As inscrições para o Sisu ainda serão definidas pelo Ministério da Educação, mas espera-se que ocorram nos primeiros meses de 2016.

Os interessados podem participar tanto pelo Vestibular quanto pelo Sisu, sem decorrência de qualquer prejuízo.

Reserva de vagas

Em ambas as modalidades, Vestibular e Sisu, a Uemg utiliza o sistema de reserva de vagas, chamado Procan, no qual 45% do total de vagas são reservados para candidatos carentes afrodescendentes (20%), egressos de escola pública (20%), portadores de deficiência e indígenas (5%).

Para concorrer ao Vestibular pela reserva de vagas, o candidato deverá encaminhar alguns documentos listados em edital, que comprovam sua situação socioeconômica em um dos grupos listados. Uma vez habilitado, o candidato concorrerá a vagas na Universidade com candidatos do mesmo grupo socioeconômico, minimizando desigualdades no acesso ao ensino superior gratuito.