Foto: Elvis Gomes/Uemg

Decisão foi tomada por Conselho Universitário; Em 2020 já não haverá vestibular próprio da universidade

A partir de 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será a única forma de ingresso para os cursos de graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), na modalidade presencial. A decisão, que ainda será regulamentada, veio do Conselho Universitário (Conun) da Uemg, e já foi aprovada pelos conselheiros na reunião do último dia 13 de fevereiro. 

A Universidade, que reservava 50% das vagas através do SiSU, e outras 50% por meio de processo seletivo, decidiu pela adesão integral ao Enem, e agora não promoverá mais vestibular próprio.

Todos os anos, em 16 municípios de Minas Gerais, são oferecidas vagas em 115 cursos nos campus da Uemg. As unidades estão localizadas em: Belo Horizonte, Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Para aqueles que querem concorrer a uma das mais de 6 mil vagas ofertadas nas 20 unidades da Uemg, é necessário ter atenção ao cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e realização do Exame.

A distribuição de vagas pelo sistema de cotas também é uma das políticas que ainda serão regulamentadas. A Uemg, nas últimas edições do vestibular, destinou metade de suas vagas para negros, indígenas, egressos de escola pública e pessoas com deficiência.

Nesta segunda (25), foi publicado o edital do Enem. O cronograma completo do Exame pode ser conferido no site enem.inep.gov.br.