uemg divinópolis
Vista aérea da UEMG Divinópolis em 2023 / Imagem: Thaís Prado/UEMG Divinópolis

Para comemorar a data, a UEMG Divinópolis organizou uma programação de diversas atividades que iniciará nesta quinta-feira (24)

Referência na formação universitária da região do Centro-Oeste Mineiro, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis completará 60 anos no dia 25/10. Para comemorar a data, a instituição organizou uma programação de diversas atividades. A solenidade de abertura das comemorações ocorrerá nesta quinta-feira (24/10). A partir das 9h30, no gramado do bloco 5 e no auditório da Unidade, que será reinaugurado na ocasião.

Em resumo, os eventos são realizados em parceria entre o Diretório Acadêmico e o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). Além da parceria com o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud)/Portal EmRedes.

História

A trajetória da UEMG Divinópolis, primeira instituição de ensino superior de Divinópolis, está ligada à história da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (Fafid). Um grupo de professores criou a faculdade em 25/10/1964, com oferta de quatro cursos de licenciatura. Sendo assim, em 1976, passou a ser chamada de Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi).

Conforme as informações, a opção por incorporar-se à UEMG, ocorrida nos anos de 1990, inaugurou uma nova fase na trajetória da Funedi e determinou novos rumos para a instituição. Principalmente com a criação de novos cursos e Unidades Acadêmicas. Além de Divinópolis, nos municípios de Cláudio, Abaeté e Pitangui, para melhor atender às demandas regionais e ao princípio multicampi da UEMG. Em setembro de 2014, a instituição foi estadualizada pela UEMG. Dessa forma, a instituição completa, também em 2024, 10 anos de ensino público, gratuito e de qualidade, em diversas áreas do conhecimento.

Cursos

A UEMG Divinópolis oferece, atualmente, 18 cursos de graduação, nas áreas de Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Licenciaturas e com habilitações em bacharelado e licenciatura. Além de cursos de especialização, contando com cerca de 4 mil estudantes, tanto da região quanto de diversos outros locais do país. Em setembro deste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Mestrado em Biociências e Saúde Humana (da área interdisciplinar) da instituição. A Unidade conta com aproximadamente 210 professores, entre os quais 85 efetivos, e cerca de 90 servidores técnico-administrativos e estagiários não obrigatórios.

Os projetos e as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UEMG Divinópolis proporcionam aos estudantes contato direto com a comunidade local, regional e nacional. Além do contato com a comunidade de outros países. Sendo assim, torna-se um espaço aberto para a inclusão e a diversidade. Além de auxiliar na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos vários setores da sociedade.

Além de bolsas de permanência, monitoria, ensino, pesquisa e extensão universitária, a UEMG Divinópolis conta com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço-Escola de Psicologia (SePsi), que oferecem apoio gratuito aos estudantes da Unidade.

Ainda, UEMG Divinópolis também desenvolve parcerias e convênios com vários órgãos de Estado e instituições nas áreas de Educação, Saúde, Engenharia e Assistência Social, entre outras. Em resumo, a presença da UEMG em Divinópolis contribui para o aumento do IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e o desenvolvimento tecnológico e científico da região.